Donald Trump se encontrou com Barack Obama
Kevin Lamarque/Reuters
Página principal Síntese, Donald Trump

A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro

Em cima da mesa esteve a transferência de poder entre ambas as administrações

Encontro de 90 minutos na sala Oval: foi “pelo menos um pouco menos estranho do que alguns esperavam” – Afirmou um porta-voz da Casa Branca. Trump considerou “uma grande honra” conversar com o presidente, enquanto Obama afirmou sentir-se “encorajado” pela discussão sobre a transferência de poder em janeiro.

Manifestações no Egito

Manifestantes poderão sair hoje às ruas como parte do “Movimento Ghalaba” (ou “Movimento dos Marginalizados”) para protestar contra o estado da economia e escassez de bens básicos. Alguns acusam a Irmandade Muçulmana de financiar e patrocinar o movimento. As autoridades têm vindo a prender militantes suspeitos de incitar os protestos.

Índia: notas de 500 e 1.000 rupias deixam de circular para sempre

O primeiro-ministro Narendra Modi retirou as notas do sistema em uma ação anti-corrupção surpresa – mas deixou que hospitais, clínicas e farmácias as aceitem até à meia-noite. Os consumidores ainda têm algumas semanas para depositar as notas nos bancos ou correios.

Universidade de Michigan, nos EUA, lança leitura chave do sentimento do consumidor nos EUA

O seu relatório de investigação preliminar de novembro é um indicador importante do estado de espírito dos consumidores em direção à temporada de férias.

Alibaba registou 7 bilhões de dólares em transações durante as primeiras duas horas do seu Singles’ Day (dia dos solteiros)

Tratou-se de metade do total alcançado no ano passado, apenas nas duas primeiras horas. O evento de compras online, que dura 24 horas, encoraja os consumidores solteiros a cuidarem de você.

Donald Trump ligou, finalmente, a Theresa May

Havia quem temesse o declínio da “relação especial” na medida em que o presidente eleito telefonou a nove líderes mundiais antes de telefonar à primeira-ministra britânica. Trump convidou May a visitar os EUA “o mais rápido possível”.

Equipe de transição de Trump anunciou planos para desregulamentar o setor bancário

A administração prometeu desmantelar o Dodd-Frank Act, muito odiado por Wall Street. A equipa estará também considerando Jamie Dimon, CEO do JPMorgan Chase (NYSE: JPMorgan Chase & Co [JPM]), para secretário do Tesouro.

Banco da Coreia manteve taxas de juro

Como esperado, o banco central da Coreia do Sul manteve as taxas na baixa recorde de 1,25% para conservar o crescimento impulsionado pela construção. O país tem sido dominado por um escândalo de influência que envolve a presidente Park Geun-hye e pelos produtos defeituosos da Samsung.

Jacob Zuma resistiu a voto de censura

O presidente da África do Sul derrotou três votações semelhantes este ano – contudo, o criticismo tem vindo a crescer também dentro do seu partido depois de uma nova rodada de alegações de corrupção. No início deste ano, Zuma teve de repor 500.000 dólares depois de ter usado fundos estatais para fazer melhorias na sua casa.

Calendário econômico

  • 15:50 GMT (CAD) Discurso de Poloz, Governador do BoC
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar
Fechar
Obrigado pelo seu registo
Faça "curtir" a esta página para que a gente possa continuar a publicar artigos interessantes gratuitamente