Matteo Renzi apresentou renúncia ao cargo
AP Photo/Gregorio Borgia
Página principal Síntese, União Europeia

A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro

No seguimento de vitória do “não” quanto ao referendo constitucional proposto pelo próprio

Matteo Renzi, o primeiro-ministro italiano, sofreu uma grande derrota este fim de semana na sequência da vitória do “não” quanto ao referendo constitucional proposto pelo próprio. O referendo, que começou como uma proposta para tornar os processos de tomada de decisão do governo mais eficientes, evoluiu para um voto de confiança quanto a Renzi depois de este ter prometido a demissão caso o referendo não fosse aprovado.

Um apelo final ao Brexit

O Supremo Tribunal do Reino Unido irá considerar o argumento de que a primeira-ministra Theresa May não pode desencadear a saída do Reino Unido da UE sem aprovação parlamentar. O processo exige quatro dias e será transmitido ao vivo – mas não se espera que o tribunal avance uma decisão antes do ano novo.

Uzbequistão anuncia vencedor de eleição presidencial

O presidente em exercício, Shavkat Mirziyoyev, primeiro-ministro desde 2003, deverá conquistar confortavelmente a eleição deste fim de semana – para suceder a Islam Karimov, que morreu em setembro depois de ter governado o país ao longo de 27 anos. Se vencer, Mirziyoyev deverá continuar o estilo de governação repressiva de Karimov.

China reclamou de Donald Trump

O telefonema surpresa do presidente eleito ao presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen – em princípio o primeiro entre líderes dos dois países desde 1979 – provocou uma queixa oficial da China. Com a tomada de posse de Trump a aproximar-me, e improvável recontagem de votos, a política externa de Trump encontra-se sob crescente escrutínio.

Apple insinuou foco em projeto de carro sem condutor

Numa carta às autoridades de transportes dos EUA, a empresa avançou que “está a investir pesadamente no estudo da aprendizagem e automação de máquinas e está entusiasmada com o potencial dos sistemas automatizados em muitas áreas, incluindo os transportes.” A declaração é o mais próximo que a Apple (NASDAQ: Apple [AAPL]) chegou de reconhecer o seu esforço na área, ao redor do Project Titan.

11 Factos-chave sobre os veículos autónomos

Candidato presidencial austríaco de extrema-direita perdeu

O candidato do Partido da Liberdade, Norbert Hofer, foi derrotado pelo rival esquerdista Alexander Van der Bellen. A Áustria é um dos diversos países da UE que tem vindo a enfrentar crescimento dos partidos de extrema-direita – França, Holanda e Alemanha terão eleições com participações semelhantes no próximo ano.

Cinzas de Fidel Castro enterradas em Cuba

Multidões juntaram-se para assistir ao cortejo fúnebre que levou as cinzas de Castro para o cemitério de Santa Efigénia, onde foram enterradas ao lado das de José Martí, ícone da independência do século XIX. Castro morreu a 25 de novembro, aos 90 anos.

Popular primeiro-ministro da Nova Zelândia afirmou que irá demitir-se

Num anúncio surpresa, John Key avançou que se irá afastar do cargo por razões familiares, depois de oito anos no governo. Key apoia o seu vice, Bill English, à sucessão.

Inflação pressiona a Venezuela

O banco central do país confirmou que irá emitir novas notas de valor elevado este mês para lidar com o impacto da inflação de três dígitos.

Calendário económico

  • 09:30 GMT (GBP) PMI Serviços (Nov)
  • 14:00 GMT (EUR) Discurso de Draghi, Presidente do BCE
  • 15:00 GMT (USD) PMI ISM Não-Manufatura (Nov)
  • 17:00 GMT (GBP) Discurso de Carney, Gov do BoE
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar