Antônio Guterres toma posse como Secretário-Geral das Nações Unidas
Jason Lee/REUTERS
Página principal Síntese, António Guterres

A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro

O “principal diplomata do mundo” a partir de 1 de janeiro

Antônio Guterres, ex-primeiro-ministro de Portugal, irá substituir Ban Ki-moon da Coreia do Sul enquanto Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A cerimônia da tomada de posse – juramento sobre a carta das Nações Unidas, seguido de discurso – tem lugar às 15:00 de Lisboa na sede da ONU, na sala da Assembleia Geral, diante de representantes dos 193 estados-membros da organização. António Guterres será o “principal diplomata do mundo” por, pelo menos, cinco anos a partir de 1 de janeiro de 2017.

Investidores liderados por Bill Gates apostam bilhão de dólares em inovação na área da energia limpa

O seu novo fundo, Breakthrough Energy Ventures, espera realizar pesquisa promissora para combater as alterações climáticas. “É necessário investimento para tirar a inovação do laboratório de pesquisa.” – Avançou Gates ao Quartz antes do anúncio oficial. Jeff Bezos da Amazon (NASDAQ: Amazon.com [AMZN]) e Richard Branson da Virgin também são investidores.

Christine Lagarde vai a julgamento

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) será julgada em França, em um tribunal especial, sendo acusada de negligência quanto a um pagamento de 400 milhões de euros a um empresário francês – ato que remonta à década de 1990. Trata-se da terceira vez seguida em que o detentor do mais elevado cargo no FMI enfrenta problemas legais.

Turquia abalada por ataques terroristas

Um grupo militante curdo reivindicou a responsabilidade pelas explosões que chocaram Istambul no sábado – e mataram 38 pessoas, ferindo pelo menos 160. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, parece esperar mais violência, tendo tweetado que a Turquia terá “de continuar derramando” mais sangue para combater os grupos terroristas.

Trump avançou que tem evitado o briefing diário, rotineiro, dos serviços de inteligência

“Consulto quando precisar,” Afirmou. “Sou, estilo, uma pessoa inteligente.” Acrescentou que planeja usar a posição “Uma China” como moeda de troca com Pequim.

Novo governo para a Itália?

O ministro das Relações Externas, Paolo Gentiloni, foi escolhido para primeiro-ministro pelo presidente Sergio Mattarella. O novo cargo de Gentiloni não será oficial até este escolher um gabinete e receber um voto de confiança do parlamento. A renúncia do antigo primeiro-ministro Matteo Renzi surgiu depois da população italiana ter votado contra o seu referendo pela agilização do processo de tomada de decisão do governo.

Estado Islâmico recuperou terreno

Nove meses depois de ter sido expulso de Palmyra, o Estado Islâmico retomou a antiga cidade, de acordo com autoridades sírias. Palmyra foi detida pelo Estado Islâmico longo de 10 meses, período em que o grupo destruiu edifícios religiosos e históricos insubstituíveis.

Irão concordou com a aquisição de novos aviões no valor de 17 bilhões de dólares

No primeiro de dois grandes acordos com fabricantes de aviões ocidentais, o Irã fechou com a Boeing (LSE: BAE Systems [BA]) a compra de 80 novos aviões de passageiros. O país também deverá assinar um contrato com a Airbus, nos próximos dias, para 50 a 60 aviões adicionais.

Calendário econômico

  • 08:00 GMT (CNY) Novos Empréstimos
  • 12:00 GMT (INR) IPC (Anual) (Nov)
  • 18:01 GMT (USD) Leilão Americano Note a 10 anos
  • 19:00 GMT (USD) Saldo Orçamental Federal (Nov)
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar