Venezuela fechou a fronteira com a Colômbia para combater contrabando de moeda
Carlos Eduardo Ramirez/REUTERS
Página principal Síntese, Donald Trump, Rússia, EUA, Apple, Coreia do Norte

A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro

Por três dias

O encerramento de 72 horas irá ajudar a combater as “máfias” que contrabandeiam dinheiro “difícil de encontrar”, afirmou o presidente Nicolas Maduro. A iniciativa surge depois do país devastado pela inflação ter eliminado a sua nota de maior valor, de apenas 0,02 dólares, de circulação.

Rússia divulga números preliminares relativos ao PIB

Eles deverão indicar se a economia está ganhando vapor depois da estagnação que teve início com a guerra na Ucrânia. A economia recuou 0,4% no último trimestre, frente ao ano anterior, menos do que os analistas esperavam.

Índia publica estatísticas relativas ao comércio

A importação de ouro mais que duplicou em outubro e deverá aumentar ainda mais em novembro, no seguimento das tentativas do governo para eliminar a circulação de fundos ilícitos.

Coreia do Sul, Japão e EUA discutem sobre Pyongyang

Representantes dos três países irão se encontrar em Seul para planejar novas sanções contra o programa nuclear da Coreia do Norte. O Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução, em novembro, quanto à venda de carvão do país.

Trump adiou a explicação quanto a como se separará dos seus negócios

Devia ter realizado uma conferência de imprensa sobre a questão a 15 de dezembro mas ela terá lugar em janeiro. Tal concede ao Colégio Eleitoral, que vota a 19 de dezembro pela sua efetiva presidência dos EUA, uma razão legítima para o derrotar por votos – de acordo com especialistas em ética. Trump também confirmou Rex Tillerson, CEO da ExxonMobil (NYSE: Exxon Mobil Corporation [XOM]), como seu Secretário de Estado.

Republicanos dos EUA apoiaram investigação ao redor de hacking da Rússia nas eleições

O líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, e o presidente da Câmara dos Representantes, Paul Ryan, avançaram que irão analisar as alegações de que Moscou terá interferido na corrida presidencial dos EUA. Isto os coloca em oposição a Donald Trump, que atacou as conclusões da CIA quanto ao envolvimento da Rússia.

Paolo Gentiloni assume as rédeas como primeiro-ministro de Itália

Optou por manter quase todo o gabinete do seu antecessor Matteo Renzi, que renunciou depois de ter perdido um referendo nacional. A perda de apoio de um pequeno partido de centro-direita poderá ameaçar a maioria parlamentar de Gentiloni.

Calendário econômico

  • 09:30 GMT (GBP) IPC (Anual) (Nov)
  • 10:00 GMT (EUR) Índice de Sentimento Econômico (ZEW) - Alemanha (Dez)
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar