A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro
Foi feito “muito bom trabalho”
Porém, Donald J. Trump Foundation encontra-se sob investigação devido ao questionável de fundos. O magnata afirmou que procura “evitar até a aparência de qualquer conflito de interesses com o seu papel enquanto presidente” ao encerrar a organização – que afirma ter apoiado veteranos, polícias e crianças. No entanto, Trump não doou fundos à Fundação entre 2009 e 2014 e o Gabinete do Procurador Geral de Nova Iorque afirmou que até terminar a investigação, a Fundação permanecerá aberta.
Israel convoca embaixador dos EUA no seguimento de votação na ONU
O Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu convocou o enviado dos EUA, Daniel Shapiro, na sequência da abstenção dos EUA na votação do Conselho de Segurança da ONU quanto à condenação de atividade de assentamento israelense – algo que as administrações até 1980 sempre vetaram. Um funcionário do departamento de Estado afirmou que a abstenção surgiu após anos de esforços infrutíferos para convencer Netanyahu a procurar a paz com os palestinianos, que veem as áreas de assentamento como suas. Donald Trump, por sua vez, tem mostrado o seu apoio a Israel – prometendo vir a mudar a embaixada dos EUA para uma área contestada em Jerusalém.
Continuam buscas ao redor da queda de avião militar russo, que vitimou os 92 indivíduos a bordo
Um avião militar russo caiu no Mar Negro ontem, vitimando os 92 indivíduos a bordo – tendo desaparecido do radar 20 minutos depois de ter levantado da cidade de Sochi, de acordo com o Ministério da Defesa da Rússia. O avião (Tu-154), que partiu de Moscou, tinha parado para reabastecer antes de prosseguir viagem para a Síria. A maioria dos passageiros correspondia a membros da Alexandrov Ensemble, uma banda militar que remonta a 1928. As autoridades estão a investigar o acidente – mantendo as buscas pelos destroços do avião e vítimas do acidente.
Faz hoje uma semana que teve lugar o ataque de Berlim, que vitimou 12 pessoas e feriu cerca de 50
O mesmo conduziu a tiroteio na sexta-feira passada, perto de Milão, com a polícia italiana matando Anis Amri, de 24 anos, imigrante tunisino que aparece em um vídeo declarando lealdade ao líder do Estado Islâmico. Independentemente da morte de Amri, o ataque alimentou sentimento anti-imigrante e critica quanto a fronteiras abertas na Europa. Entretanto, autoridades da Tunísia prenderam um sobrinho de Amri e dois outros indivíduos, afirmando considerar que formavam uma célula terrorista.
Sismo de magnitude 7,7 atingiu o sul do Chile
Sismo de magnitude 7,7 atingiu o sul do Chile – mas foi levantado alerta de tsunami e não foi relatada qualquer fatalidade, apenas danos materiais. Nas Filipinas: as autoridades estão evacuando milhares de residentes com o super-tufão Nock-ten se aproximando do leste das Filipinas.
Calendário econômico
Os mercados da Europa e dos Estados Unidos permanecem fechados durante o período natalino.