Líderes mundiais: discursos de final de ano
REUTERS/Fabrizio Bensch
Página principal Síntese, Brasil, Rússia, EUA, Barack Obama, Espanha

A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro

Hollande e Merkel realizam discursos entre hoje e amanhã

O presidente francês François Hollande e a chanceler alemã Angela Merkel irão realizar discursos televisivos para encerrar o ano. Espera-se que Merkel discuta a sua agenda política para 2017. Na véspera de Ano Novo, Narendra Modi, primeiro-ministro indiano, irá se dirigir à nação em parte pelo impacto do seu polémico esquema de desmonetização. O presidente dos EUA, Barack Obama, não tem planos para um discurso de final de ano – mas espera-se que faça um discurso de final de presidência a 10 de janeiro de 2017.

Síria tenta outro cessar-fogo

O governo sírio e grupos rebeldes concordaram com mais um cessar-fogo a nível nacional, que começou à meia-noite hora local. Sob os termos do acordo, as conversações de paz serão detidas no Cazaquistão no próximo mês – embora não tenha sido anunciada uma data. Entretanto já foram relatadas violações em algumas áreas. Se a trégua não for cumprida, como as anteriores, os planos para as negociações de paz irão vacilar.

Abertura da primeira escola transgénero na Índia

A Sahaj International School em Kochi, Kerala, irá começar com 10 alunos transgênero e será gerida por seis professores e administradores transgênero, que trabalham na Fundação TransIndia. Depois de cerca de 50 proprietários se terem recusado a abrigar a instituição, ela conseguiu finalmente um arrendamento junto de uma organização cristã.

EUA e Rússia continuam disputa ao redor de intromissão cibernética nas eleições presidenciais dos EUA

A administração Obama expulsou 35 agentes de serviços de inteligência russos de território norte-americano, ampliou as sanções e publicou informação não confidencial sobre a intromissão cibernética do país nas eleições presidenciais dos EUA. Um porta-voz da presidência russa prometeu retaliação afirmando que não haverá “alternativa ao princípio da reciprocidade”. O movimento irá forçar o presidente eleito Donald Trump a aceitar as sanções quando assumir o cargo ou a levantá-las contra a vontade dos serviços de inteligência dos EUA – e membros do seu próprio partido.

Theresa May criticou John Kerry pelos seus comentários quanto a Israel

“Não acreditamos que seja apropriado atacar a composição do governo democraticamente eleito de um aliado.” – Afirmou um porta-voz da primeira-ministra britânica. Outros políticos europeus mostraram apoio a Kerry, enquanto a opinião se encontra mais dividida nos EUA.

Polícia australiana anti-terrorismo realizou mais uma detenção

As autoridades detiveram Damien James O’Neil, de 40 anos, no aeroporto de Sidney depois de terem recebido orientações de que teria realizado ameaças quanto a um ataque terrorista na véspera de Ano Novo. A polícia afirmou que se tratava de um incidente isolado, o que sugere ausência de ligação ao plano frustrado em Melbourne na semana passada.

Polícia poderá ter encontrado embaixador grego desaparecido

Autoridades brasileiras disseram que encontraram um corpo, dentro de um veículo carbonizado, que acreditam ser Kyriakos Amiridis, o embaixador da Grécia no Brasil. Amiridis foi visto pela última vez na segunda-feira, a deixar a casa de amigos no Rio de Janeiro. A Embaixada da Grécia no Brasil e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil não publicaram quaisquer declarações quanto ao desaparecimento de Amiridis.

Milo Yiannopoulos alcançou recorde com livro

O “provocador” de direita recebeu um adiantamento de 250.000 dólares para escrever para a Threshold Editions, uma chancela Simon & Schuster. Esta já publicou títulos de outros conservadores como Glenn Beck e Rush Limbaugh – ou Donald Trump.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar