Brasil: superavit em 2016 é o maior da história
Dmitry Islentev/Shutterstock
Página principal Síntese, Donald Trump, Brasil, Eleições nos EUA

A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro

Superavit da balança comercial do Brasil surge como resultado misto

A balança comercial brasileira registrou um superavit de 47.692 bilhões de dólares no ano passado, o melhor resultado de sempre – sendo que os dados são contabilizados desde 1989. Como reflexo da crise sentida no país, tanto as importações como as exportações despencaram, com as primeiras a caírem quase cinco vezes mais que as segundas frente a 2015: as importações recuaram 20,1% e as exportações 3,5%. Trata-se, contudo, de um resultado misto: o superavit é igualmente considerado negativo na medida em que demonstra queda da atividade econômica e do comércio.

Entra em ação 115º Congresso dos EUA...

O mais forte Congresso liderado por republicanos em décadas irá definir os seus objetivos quanto à revogação do Affordable Care Act, atualização do código tributário e eliminação de regulamentações financeiras e ambientais. Também irá rever os nomeados para o gabinete do presidente eleito, Donald Trump. Os republicanos, que controlam a Câmara e o Senado, apenas precisam de maioria simples para aprovar qualquer posição abaixo do Supremo Tribunal.

... Enquanto Trump promete uma “revelação” quanto a pirataria informática

Se dirigindo aos jornalistas este sábado, Trump avançou que sabe “coisas que outras pessoas não sabem” quanto à interferência da Rússia nas eleições nos EUA e que revelará essa informação “na terça ou quarta-feira”. Trump aconselhou os norte-americanos a lidar com informação sensível a evitarem computadores. “Escrevam e enviem por correio.”

2017 recebe a sua primeira grande chuva de meteoros

Infelizmente para os países europeus e africanos, a chuva de meteoros Quadrantid irá passar durante o dia e por apenas algumas horas. Astrónomos na Ásia e América do Norte terão mais sorte quanto à observação.

Tailândia com eleições presidenciais “evasivas”

Um membro da Assembleia Nacional Legislativa, nomeada por militares, avançou à Reuters que é provável que as eleições presidenciais sejam adiadas até à primavera de 2018, em vez de realizadas no final de 2017 como planeado, devido “às complexidades envolvidas na elaboração de leis eleitorais”. Um porta-voz do governo negou essa afirmação.

Dezenas de pessoas morreram no Complexo Penitenciário Anísio Jobim

No maior e mais terrível motim com vítimas mortais numa prisão do Brasil desde 1992, pelo menos 56 presos morreram – no seguimento de disputa entre gangs rivais de narcotráfico. O tumulto, que teve lugar no Complexo Penitenciário Anísio Jobim no Amazonas, teve início domingo à tarde e durou até segunda-feira de manhã. Mais de 100 presos escaparam – sendo que 40 já foram recapturados.

França levou equilíbrio trabalho-vida a outro nível

À meia-noite da véspera de Ano Novo, a lei francesa “direito a desligar” entrou em vigor, exigindo que empresas francesas com mais de 50 colaboradores desenhem políticas que limitem a utilização de tecnologia relacionada com trabalho fora do escritório. A legislação foi introduzida pela ministra francesa do Trabalho, Myriam El Khomri, para combater a “info-obesidade”.

Calendário Econômico

  • 15:00 GMT (USD) PMI Industrial ISM (Dez)
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar