Comércio entre a China e países lusófonos caiu em 2016
Página principal Síntese, Portugal, SpaceX, Donald Trump, Brasil, Elon Musk, China

A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro

2016: Trocas bilaterais comerciais entre a China e mundo lusófono caíram 8,44%

Dados oficiais divulgados esta sexta-feira avançam que o comércio entre a China e os países de língua oficial portuguesa caiu 8,44% entre janeiro e novembro de 2016 frente ao mesmo período de 2015. O Brasil e Angola, principais parceiros comerciais da China entre os países lusófonos, viram as suas trocas comerciais bilaterais com a China cair 6,48% e 22,10%, respetivamente. Com Portugal, para quem a China corresponde a um dos principais mercados para exportação, o comércio bilateral subiu 27,72% com a balança comercial favorável a Pequim. Já em 2015 o comércio entre a China e países lusófonos tinha caído 25,73%, a primeira queda desde 2009.

Divulgação de dados relativos ao emprego nos EUA

Os dados quanto a dezembro serão divulgados às 8:30 ET. Se estima que a economia tenha criado 175.000 novos postos de trabalho e que a taxa de desemprego se encontre posicionada para subir ligeiramente, de 4,6% para 4,7%. Também serão divulgados os mesmos dados relativos ao Canadá.

Divulgação de números trimestrais relativamente ao PIB da Índia

O movimento do governo, de abolir a circulação de notas de elevada denominação, poderá ter prejudicado gravemente a economia. Os economistas reduziram as suas estimativas quanto ao PIB para o período entre outubro e dezembro em cerca de dois pontos percentuais.

Boeing revela encomendas recebidas em 2016

Os analistas estimam que a fabricante de aviões Boeing (LSE: BAE Systems [BA]) tenha ficado aquém dos seus objetivos, apesar das encomendas de último minuto da GE Capital Aviation Services e da Travel Service, companhia aérea checa. No lado positivo, a fabricante está prestes a fechar um acordo de 10,1 mil milhões de dólares com a companhia aérea low-cost SpiceJet, da Índia, de acordo com a Bloomberg.

SpaceX prepara regresso

A empresa espacial de Elon Musk irá retomar os lançamentos este domingo, 8 de janeiro, depois de uma explosão na plataforma de lançamento em setembro ter destruído o seu foguetão Falcon 9. A SpaceX identificou o problema, avançando que se tratou de uma falha nos tanques especiais.

Serviços de inteligência dos EUA contrariam Donald Trump

James Clapper, chefe dos serviços secretos dos EUA, testemunhou que a Rússia conduziu uma campanha multifacetada de pirataria informática, propaganda e notícias falsas para influenciar as eleições norte-americanas. Clapper também afirmou que os comentários depreciativos do presidente eleito quanto às conclusões das agências de inteligência dos EUA se encontram a prejudicar a moral e o recrutamento.

Meredith contactou a Time quanto a fusão

A editora está a considerar novamente um possível vínculo com a editora da revista Time, reavivando as discussões de 2013, segundo avançado pela Bloomberg. A Meredith detém títulos como Parents e Midwest Living, bem como mais de uma dúzia de estações televisivas. A Time também publica a Fortune e a Sports Illustrated.

Vendas desastrosas na temporada de férias levam retalhistas dos EUA a reduzir a sua escala

A Sears (NASDAQ: Sears Holdings Corporation [SHLD]) vendeu a Craftsman à Stanley Black & Decker (NYSE: Stanley Black & Decker [SWK]) num acordo de 900 milhões de dólares para reunir fundos e ganhar tempo. A notícia surgiu um dia depois da Macy’s (NYSE: Macy's [M]) ter anunciado planos para fechar 68 lojas e cortar 10.100 postos de trabalho.

Verizon não está certa quanto a acordo com Yahoo

Um executivo sénior da Verizon (NYSE: Verizon Communications [VZ]) avançou que “ainda não sabemos” se a aquisição da empresa de internet em dificuldades se manterá na sequência de divulgação de duas enormes violações de dados. Serão necessárias “pelo menos semanas” para que uma decisão seja tomada.

Calendário Econômico

  • 13:30 (GMT) USD Relatório de Emprego (Payroll) não-agrícola (Dez)
  • 13:30 (GMT) USD Taxa de Desemprego (Dez)
  • 13:30 (GMT) CAD Variação no Emprego (Dez)
  • 15:00 (GMT) CAD PMI Ivey (Dez)
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar