Indústria brasileira em novembro: ligeira melhoria frente a outubro mas queda frente ao ano anterior
AP Photo/Victor R. Caivano
Página principal Síntese, Donald Trump, Ataques terroristas, Volkswagen, Barack Obama, China

A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro

Brasil: produção industrial indica PIB inferior

Dados relativos à produção industrial em novembro, divulgados recentemente pelo IBGE, mostram um aumento de 0,2% em comparação a outubro. No entanto, se verificou uma queda de 1,1% frente ao mesmo período do ano anterior, com o segmento de bens não duráveis e semi-duráveis mostrando o maior declínio – produtos que incluem alimentos e vestuário, diretamente ligados ao consumo das famílias. É provável que os números conduzam a uma nova revisão negativa da retração da economia no quarto trimestre do ano passado.

Continuam audiências de confirmação para gabinete de Donald Trump...

Se trata de uma semana movimentada na política norte-americana com os senadores a interrogarem os nomeados de Donald Trump – incluindo Rex Tillerson, a escolha para Secretário de Estado, e Mike Pompeo, para diretor da CIA. Diversos nomeados ainda não foram submetidos às obrigatórias avaliações de ética.

... E Trump irá realizar a muito esperada conferência de imprensa pós-eleição

Não crie grandes expetativas – ainda terá de ter lugar um evento para discutir os conflitos de interesse do presidente eleito. Desta vez, Trump prometeu “uma conferência de imprensa geral” mas a equipe de transição ainda não anunciou o local.

Bélgica realiza audições públicas quanto a falhas de segurança relacionadas com ataques terroristas

São procuradas as razões pelas quais os responsáveis pelos ataques de Paris e de Bruxelas não foram efetivamente detetados. Um relatório confidencial do parlamento, finalizado em setembro passado, revelou que foram perdidas inúmeras oportunidades para desmascarar célula-chave do Estado Islâmico.

Escolha de Donald Trump para procurador geral negou alegações de racismo

Jeff Sessions testemunhou na sua audiência de confirmação que abomina organizações racistas como o Ku Klux Klan, com manifestantes a interromperem o evento repetidamente. Sessions enfrenta acusações de racismo há décadas.

Buzzfeed trouxe à tona dossier com acusações explosivas contra Donald Trump

O relatório sugere que operativos russos têm informação comprometedora sobre Trump, incluindo detalhes de atos “pervertidos” conduzidos num Ritz-Carlton em Moscou. Um aviso legal do Buzzfeed notou que as alegações “não foram verificadas e são potencialmente inverificáveis”. Trump twittou que se trata de “uma notícia falsa.”

Barack Obama realizou discurso de despedida

Obama mencionou a palavra democracia 20 vezes, mais do que os últimos 15 presidentes combinados. Também solicitou o fim das “bolhas de filtro” e avançou um apelo: pediu aos americanos que abracem a sua cidadania.

Volkswagen próxima de acordo de 4,3 bilhões de dólares

A fabricante de automóveis (XETRA: Volkswagen [VOW3]) avançou que se encontra finalizando um acordo com autoridades dos EUA – que inclui a assunção de culpa em algumas acusações criminais ao redor do escândalo de emissões. O intermediário da empresa com reguladores ambientais foi recentemente detido na Florida.

Wal-Mart planeia grande redução de postos de trabalho

A empresa (XETRA: Wal-Mart Stores [WMT]) está planeando eliminar centenas de posições este mês, incluindo diversas ao nível de recursos humanos. A varejista tem procurado uma forma de tornar as suas operações mais eficientes para competir com o e-commerce numa altura de salários crescentes.

China se estende sobre o Mar do Sul da China

Um bombardeiro estratégico chinês voou ao redor do controverso arquipélago de Spratly no final de semana, de acordo com militares dos EUA. Pequim tem montado diversas exibições de força desde que Trump provocou as relações com a China ao ter falado ao telefone com o presidente de Taiwan.

Calendário Econômico

  • 14:15 (GMT) GBP Discurso de Carney, Gov do BoE
  • 15:30 (GMT) USD Inventários de Petróleo Bruto
  • 16:00 (GMT) USD Discurso de Trump, Presidente dos EUA
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar