Aposentadoria no Brasil: maior porcentagem de renda em relação a outros países
AP Photo/Eraldo Peres
Página principal Síntese, Brexit, Donald Trump, Barack Obama

A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro

Brasileiros recebem pensões que equivalem a 82,5% da sua renda

Em média, os brasileiros recebem pensões que equivalem a 82,5% da sua renda. Para um trabalhador de renda média, esse percentual cai para 76,4%, de acordo com conclusões da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – quanto a 42 países. No Chile as pensões representam 37,7% da renda média. No México a porcentagem é de 28,4% e nos Estados Unidos de 44,8%.

Planos da Alemanha para o Brexit

Um comité do governo alemão, liderado pela chanceler Angela Merkel, irá abordar os preparativos “do governo federal bem como das instituições europeias” para a saída do Reino Unido da UE. O encontro surge um dia depois da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, ter apresentado – num discurso muito aguardado – uma lista com 12 objetivos para o Brexit.

Herdeiro da Samsung detido

Aposentadoria no Brasil: maior porcentagem de renda em relação a outros países
AP Photo/Lee Jin-man

Jay Y. Lee, líder de facto do Samsung Group (KRX: 005930), está sendo investigado por suborno relacionado com o crescente escândalo de corrupção na Coreia do Sul. Um tribunal irá decidir se aprova o mandado de prisão de Lee, que o acusa de direcionar fundos da empresa para uma confidente da presidente Park Geun-hye.

Mais audiências de confirmação para o gabinete de Trump

O Senado dos EUA irá ouvir Tom Price, nomeado para Secretário da Saúde, quanto a possíveis conflitos de interesse. Scott Pruitt, apontado para liderar a Agência de Proteção do Ambiente, irá encarar questões ao redor da sua negação das alterações climáticas. A nomeada para embaixadora nas Nações Unidas, Nikki Haley, e o nomeado para Secretário do Comércio, Wilbur Ross, também serão alvo de audiências.

Divulgação de novos dados quanto à economia dos EUA

O departamento do Trabalho dos EUA irá divulgar novos dados quanto ao índice de preços ao consumidor, que subiu 1,7% em novembro frente ao ano anterior. Entretanto, a Reserva Federal irá publicar o seu índice de produção industrial, com os economistas prevendo um aumento de 0,6% em dezembro, compensando a queda de 0,4% em novembro.

Gigantes da indústria automóvel e petrolífera anunciaram que irão investir 10,7 bilhões de dólares em produtos relacionados com hidrogênio

A Toyota (TYO: 7203), BMW (XETRA: Bayerische Motoren Werke [BMW]) e Royal Dutch Shell (NYSE: Royal Dutch Shell Class A [RDS.A]), entre 13 empresas, irão formar um conselho para persuadir decisores políticos de que o hidrogênio é o caminho – na medida em que o mundo se afasta de fontes de energia mais poluentes. Os investimentos serão realizados dentro de cinco anos, afirmaram.

Barack Obama enviou 500 milhões de dólares para fundo climático das Nações Unidas

Se tratou do segundo pagamento em direção aos 3 bilhões de dólares prometidos ao Green Climate Fund, desenhado para ajudar países em desenvolvimento na transição para energia mais limpa. O presidente eleito, Donald Trump, chamou às alterações climáticas um embuste fabricado pelo homem e poderá reter o montante remanescente. Senadores republicanos consideraram o pagamento um desperdício de dinheiro.

Deutsche Bank assinou um acordo de 7,2 bilhões de dólares com autoridades dos EUA

O banco (XETRA: Deutsche Bank [DBK]) “não se limitou a enganar os investidores (...) contribuindo diretamente” para a crise financeira de 2008, afirmou Loretta Lynch, procuradora-geral. Depois de ter concordado, no mês passado, com a quantia – uma redução de 14 bilhões iniciais – o banco afirmou que a sua conduta foi inaceitável e que elevou os seus padrões.

Forças armadas nigerianas bombardearam campo de refugiados por engano

Um ataque aéreo, dirigido ao grupo radical islâmico Boko Haram, matou mais de 100 refugiados e trabalhadores de ajuda humanitária. O ataque acidental teve lugar ontem, às 9h locais.

Calendário Econômico

  • 09:30 (GMT) GBP Rendimento Semanal Médio + Bônus (Nov)
  • 09:30 (GMT) GBP Variação no Número de Desempregados (Dez)
  • 10:00 (GMT) EUR IPC (Anual) (Dez)
  • 13:30 (GMT) USD IPC Subjacente (Mensal) (Dez)
  • 15:00 (GMT) CAD Relatório de Política Monetária do Banco do Canadá
  • 15:00 (GMT) CAD Decisão sobre Taxa de Juro
  • 16:15 (GMT) CAD Discurso de Poloz, Governador do Bo
  • 20:00 (GMT) USD Discurso de Yellen, Presidente do Banco Central
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar