Seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro
Tecnológicas contra política anti-imigração de Trump
A Netflix, Twitter e outras empresas de tecnologia assinaram uma carta se opondo à ordem executiva do presidente dos EUA relativamente à imigração – e planeiam submeter a mesma oficialmente hoje. O sistema judiciário norte-americano já está fazendo a sua parte para tornar a ordem evasiva, em primeiro lugar com um juiz de Seattle avançando uma ordem temporária contra a proibição de Trump – e com um tribunal de apelação não levantando de imediato essa ordem.
Mario Draghi se dirige ao Parlamento Europeu
É provável que o presidente do Banco Central Europeu enfrente questões ao redor da sua expansiva política monetária. O principal consultor comercial de Donald Trump acusou a Alemanha, na semana passada, de utilizar um euro “brutalmente subvalorizado” para ganhar vantagem comercial injusta. Durante o final de semana o ministro das Finanças alemão afirmou que a responsabilidade pelo facto do euro se encontrar tão desvalorizado se deve ao BCE.
Angela Merkel recebe apoio-chave
Diante de crescente apoio eleitoral aos rivais social-democratas, o bloco conservador da chanceler alemã deverá se focar na sua candidatura à reeleição, apesar de divisões internas quanto à sua política para os refugiados. Os democratas-cristãos e socialistas cristãos estão reunidos em Munique para discutir a sua estratégia para a eleição de setembro.
Novo Secretário da Defesa dos EUA colocou governo japonês à vontade
James Mattis descreveu a partilha de custos do Japão para com as forças dos EUA que alberga como “modelo” para outros países e solicitou reforço das suas capacidades de defesa. Aliviadas, as autoridades japoneses assumiram os seus comentários como indicação de que não serão convidadas a pagar mais despesas.
Emirados Árabes Unidos mais abertos
Os EAU, que não oferecem atualmente residência permanente a trabalhadores estrangeiros, aprovaram um sistema de “visto especializado” para atrair talento médico e de investigação para dentro das suas fronteiras. O primeiro-ministro Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum anunciou a notícia via Twitter.
Donald Trump defendeu o seu respeito por Vladimir Putin
Não importa que o líder russo seja acusado de estar ligado a uma longa lista de conspirações que terminaram em assassinatos. “Mas o quê – acham que o nosso país é inocente?” perguntou retoricamente Trump numa entrevista com Bill O’Reilly na Fox News.
Candidato presidencial francês faz campanha com holograma
Jean-Luc Mélenchon lançou sua candidatura presidencial pessoalmente em Lyon, enquanto uma imagem 3D do mesmo fez o mesmo em Paris. A estação de rádio Europe 1 ficou bastante impressionada: “Mélenchon superou [outros candidatos] em termos de inovação ao nível da comunicação política este ano.” – Avançou num tweet.
Calendário Econômico
- 12:00 (EUR) Discurso de Draghi, Presidente do BCE