Juiz ordenou prisão de antigo presidente do Peru
AP Photo/Martin Mejia
Página principal Síntese, Donald Trump, Rússia, Vladimir Putin, China

As principais notícias do dia, uma seleção da redação do Insider.pro

Alejandro Toledo terá aceite subornos da construtora brasileira Odebrecht

Alejandro Toledo foi acusado de adjudicar contratos à construtora brasileira Odebrecht em troca de 20 milhões de dólares. Como parte de um acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, a Odebrecht admitiu ter pago perto de 800 milhões de dólares em subornos a governos de toda a América Latina. Toledo governou entre 2001 e 2006 e vive atualmente nos EUA.

Tribunal rejeitou recurso de Trump e manteve suspensão de decreto anti-imigração

Um painel de três juízes decidiu por unanimidade que a proibição viola os direitos das pessoas afetadas sem que se verifique justificação suficiente em termos de segurança nacional. O caso seguirá para o Supremo Tribunal dentro de dias. Se relembra que Trump emitiu uma ordem executiva para proibir a entrada de viajantes de sete nações de maioria muçulmana – e de refugiados – nos EUA.

Shinzo Abe visita Donald Trump

Antes da sua viagem o primeiro-ministro do Japão pediu a líderes empresariais que apresentassem um número quanto a investimento planeado para os EUA. Desde que tomou posse, Trump tem procurado lutar contra o que considera práticas comerciais injustas da parte do Japão. No ano passado, o Japão exportou mais para os EUA do que os EUA para o Japão: uma diferença de 68,9 bilhões de dólares, favorável ao Japão.

China começou a registrar impressões digitais de todos os visitantes estrangeiros

O Ministério de Segurança Pública chinês está iniciando o protocolo em Shenzhen e irá eventualmente o expandir a todos os pontos de entrada e saída do país. A prática vai ao encontro de protocolos fronteiriços praticados nos EUA e Japão.

Trump apoiou a política “Uma China” num telefonema com o presidente chinês Xi Jinping

No mês passado Trump causou alarme em Pequim ao sugerir que a política – há muito reconhecida pelos EUA – podia ser alvo de negociação. De acordo com a Casa Branca, os dois líderes tiveram uma longa conversa e avançaram convites para se encontrarem nos respetivos países. Os gestos tardaram mas chegaram.

Trump terá, alegadamente, criticado tratado nuclear com a Rússia

A Reuters, citando três fontes com conhecimento de um telefonema entre Donald Trump e Vladimir Putin, avançou que o presidente dos EUA criticou o tratado New Start da era Obama – que limita o estabelecimento de armas nucleares. Especialistas em controle de armas ficaram horrorizados com a aparente ausência de familiaridade de Trump com o acordo.

Calendário Econômico

  • 07:30 (GBP) Produção Industrial não extrativa e s/ serv. públicos (Mensal) (Dez)
  • 11:30 (CAD) Variação no Emprego (Jan)
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar