China puniu Coreia do Norte
Stringer/File Photo/Reuters
Página principal Síntese, SpaceX, União Europeia, Brexit, Coreia do Norte, Grécia, Sanções, EUA, China, Donald Trump

As principais notícias do dia, uma seleção da redação do Insider.pro

Coreia do Norte: quarta maior fornecedora de carvão da China em 2016

Em um movimento que irá apoiar as sanções das Nações Unidas ao país, a China anunciou que irá suspender a importação de carvão da Coreia do Norte até ao final do ano – uma reação ao desenvolvimento de mísseis nucleares por parte do país. A Coreia do Norte foi a quarta maior fornecedora de carvão da China no ano passado.

Brexit: depois da Câmara dos Comuns, a Câmara dos Lordes

A Câmara dos Lordes do Reino Unido irá começar a debater o projeto de lei ao redor do Brexit depois de este ter passado na Câmara dos Comuns há duas semanas. Apesar de não se esperar que a Câmara dos Lordes venha a bloquear a legislação proposta na sua totalidade, a mesma poderá forçar a primeira-ministra Theresa May a fazer mais para garantir os direitos dos cidadãos da União Europeia.

União Europeia discute diplomacia, comércio e Grécia

O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, irá se encontrar com líderes da União Europeia em Bruxelas para discutir as implicações da política “America first” (América em primeiro lugar) da administração Trump. Entretanto, os ministros das Finanças da zona euro irão se encontrar para discutir o próximo empréstimo de resgate à Grécia – e uma delegação do Parlamento Europeu chega ao México para negociações comerciais.

EUA tentaram tranquilizar a Europa

Numa cimeira de segurança que teve lugar em Munique, na Alemanha, e que foi dominada por discussões ao redor das “notícias falsas”, Pence enfatizou o compromisso dos EUA para com os seus aliados europeus, enquanto a chanceler alemã Angela Merkel pediu cooperação global.

Kraft Heinz retirou proposta pela Unilever

A gigante americana de alimentos Kraft Heinz (NASDAQ: KHC) anunciou que iria retirar a oferta de 143 bilhões de dólares pela empresa de produtos de consumo Unilever – 48 horas depois de a ter tornado pública. A aquisição, a se concretizar, teria resultado na maior empresa de alimentos do mundo – mas foi rapidamente rejeitada pela Unilever (NYSE: ULVR).

Malásia convocou o seu embaixador na Coreia do Norte

O gesto teve lugar após comentários em como a Malásia tinha “algo a esconder” quanto à morte de Kim Jong-nam na semana passada – o meio irmão do líder norte-coreano Kim Jong-un – no aeroporto internacional de Kuala Lumpur. Até agora a Malásia tem tido laços surpreendentemente acolhedores com Pyongyang.

Falcon 9 da SpaceX: lançamento bem-sucedido este final de semana

O lançamento foi adiado um dia e acabou por ter lugar às 9:38 da manhã (12:38 de Brasília) de domingo, a partir do Kennedy Space Center. A NASA descreveu o lançamento, que irá entregar fornecimentos à Estação Espacial Internacional, como o início de uma nova fase de operações americanas no espaço.

Atividade de fabrico no Japão cresceu em janeiro ao ritmo mais rápido em quase três anos

Uma pesquisa privada sugeriu que a procura externa recuperou fortemente em janeiro. Contudo, alguns economistas advertiram que o crescente protecionismo norte-americano poderá ameaçar a economia voltada para a exportação.

Hoje é Dia dos Presidentes nos EUA

Os mercados financeiros se encontram encerrados devido ao feriado – bem como a maioria dos bancos e escolas públicas.

Calendário Econômico

  • 21:30 (AUD) Atas da Reunião de Política Monetária do RBA
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar