Brasil: crise reduziu voos para o exterior
Página principal Síntese, Brexit, Turquia, União Europeia

As principais notícias do dia, uma seleção da redação do Insider.pro

Poder de compra do cidadão brasileiro atingido nas mais diversas frentes

A recessão sentida no país, a maior das últimas décadas, atingiu o poder de compra do cidadão brasileiro em diversas frentes – nomeadamente ao nível das viagens para o exterior. A aviação comercial, linhas aéreas brasileiras e estrangeiras, se viu obrigada a reduzir sua oferta de assentos, se adaptando à queda da demanda. Se perderam perto de 1.500 voos do país para o exterior entre 2013 e 2016 – ou uma queda de mais de 7% da oferta de voos, perante um recuo de quase 4% da demanda, em 2016.

Brexit: projeto de lei volta à Casa dos Comuns

Serão debatidas e votadas as alterações introduzidas em relação aos direitos dos cidadãos europeus no Reino Unido. Se tudo correr bem, a primeira-ministra Theresa May poderá desencadear a saída do Reino Unido da União Europeia tão cedo como amanhã.

NATO lança relatório anual

O relatório da aliança irá mostrar o quão distantes os países membros permanecem do seu objetivo de despesa para com a Defesa – de 2% do PIB, motivo de críticas repetidas por parte da administração de Donald Trump. Os EUA gastam 3,6% do PIB com o setor da Defesa, de acordo com a NATO.

Presidente da Coreia do Sul, alvo de impeachment, deixou finalmente o cargo

Park Geun-hye deixou a Blue House no domingo e se dirigiu a casa, onde poderá não permanecer por muito tempo. Park poderá enfrentar pena de prisão pelo escândalo de corrupção que conduziu ao seu impeachment, impedimento legal para governar.

Presidente da Turquia considerou holandeses “remanescentes de nazistas”

Brasil: crise reduziu voos para o exterior
AP Photo/Emrah Gurel

Citando preocupações de segurança, funcionários holandeses proibiram um comício em Roterdã em apoio ao presidente turco Recep Tayyip Erdogan – que procura os votos dos expatriados turcos no referendo de abril, que irá expandir o seu poder. Erdogan também intitulou os holandeses de “covardes” e “fascistas”.

Partido de Narendra Modi com vitória esmagadora no mais populoso estado da Índia

O primeiro-ministro indiano e o seu mandato de reforma receberam um grande impulso com a vitória do seu partido Bharatiya Janata em Uttar Pradesh por uma inesperada grande margem. O resultado melhora as hipóteses de Modi ser reeleito em 2019.

Islândia está de volta

O país anunciou ontem, domingo, que irá abandonar a maioria das medidas de controle de capitais a partir de terça-feira. A Islândia se tem esforçado para recuperar a sua economia desde que o colapso bancário de 2008 desencadeou a pior recessão no país em mais de seis décadas. As empresas estão crescendo graças em parte a uma indústria de turismo em rápido crescimento.

Calendário Econômico

  • 10:30 (EUR) Discurso de Draghi, Presidente do BCE
  • 23:00 (CNY) Produção Industrial (Anual) (Jan)
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar