As principais notícias do dia, uma seleção da redação do Insider.pro
Brasil: pobreza poderá aumentar durante a recessão
De acordo com um estudo publicado pelo Banco Mundial em fevereiro, o governo brasileiro deveria expandir o programa de assistência social Bolsa Família – parte da rede Fome Zero, programa de assistência federal – para evitar que a pobreza aumente durante a recessão. De acordo com a instituição financeira, será a forma mais eficaz de evitar aumento da pobreza – o que seria uma grande derrota para a luta contra a desigualdade na última década: o Banco Mundial afirma que entre 2004 e 2014 mais de 28 milhões de pessoas foram retiradas da pobreza no Brasil. Sem a expansão do programa, o Banco Mundial estima que o número de pessoas em pobreza extrema venha a aumentar de 3,4% em 2015 para 4,2% em 2017. Com a expansão do programa social, o número ficará por 3,5%.
Europa: empregador pode proibir o uso de véu islâmico no local de trabalho
O mais elevado tribunal europeu decidiu hoje sobre o caso de duas mulheres – uma na França e outra na Bélgica – que foram despedidas por usarem véu islâmico. Os juízes decidiram que um empregador pode proibir o uso de véu islâmico por parte de colaboradoras no local de trabalho, marcando um ponto fundamental na jurisprudência comunitária ao redor do tema. A decisão foi acompanhada de perto especialmente na França – onde teve origem um dos casos e onde se estima que o partido de extrema-direita Frente Nacional fique bem posicionado nas próximas eleições presidenciais.
Legisladores britânicos abriram caminho para o artigo 50
A Câmara dos Comuns rejeitou as emendas destinadas a garantir os direitos de cidadãos europeus no Reino Unido – dando ao Parlamento um “voto significativo” quando ao acordo final ao redor do Brexit. A primeira-ministra Theresa May pode agora acionar a saída do Reino Unido da União Europeia a qualquer momento – embora pareça que venha a esperar algumas semanas.
China “brinca” com TPP
Delegados chineses irão participar de uma reunião ministerial ao redor da Parceria Trans-Pacífico (TPP na sigla original) no Chile – contudo, o país não mudou de posição quanto ao acordo comercial. Com o TPP quase totalmente colocado de lado, a China espera avançar com o seu próprio pacto Ásia-Pacífico.
Divulgados números quanto a plano de saúde apresentado por republicanos norte-americanos
O gabinete do orçamento do Congresso, não partidário, concluiu que menos 24 milhões de americanos teriam seguro de saúde ao longo da próxima década sob a proposta do GOP, resultando em poupança de 337 bilhões de dólares. Os prêmios aumentariam até 2018, altura em que começariam diminuindo – na medida em que passariam a cobrir menos custos de saúde.
China: aumento da venda de casas
O valor de venda de casas novas subiu 23% em janeiro e fevereiro frente ao mesmo período do ano passado – apesar dos esforços do governo para esfriar o mercado. Os formuladores de políticas temem que uma correção súbita e acentuada dos valores das propriedades possa prejudicar a economia.
Toshiba falhou, uma vez mais, prazo para divulgação de resultados do terceiro trimestre
O conglomerado de eletrônica também adiou a divulgação do relatório há um mês, entre problemas com a sua subsidiária Westinghouse, que desenvolve centrais nucleares. A Toshiba corre o risco de ser retirada da Bolsa de Valores de Tóquio se não partilhar os números depois desta segunda prorrogação.
Calendário Econômico
- 07:00 (EUR) Percepção Econômica ZEW - Alemanha (Mar)
- 09:30 (USD) IPP (Mensal) (Fev)