Banco Mundial defende expansão do Bolsa Família, programa de assistência social
Página principal Síntese, SpaceX, Brexit, EUA, China, Coreia do Norte, União Europeia

As principais notícias do dia, uma seleção da redação do Insider.pro

Brasil: pobreza poderá aumentar durante a recessão

De acordo com um estudo publicado pelo Banco Mundial em fevereiro, o governo brasileiro deveria expandir o programa de assistência social Bolsa Família – parte da rede Fome Zero, programa de assistência federal – para evitar que a pobreza aumente durante a recessão. De acordo com a instituição financeira, será a forma mais eficaz de evitar aumento da pobreza – o que seria uma grande derrota para a luta contra a desigualdade na última década: o Banco Mundial afirma que entre 2004 e 2014 mais de 28 milhões de pessoas foram retiradas da pobreza no Brasil. Sem a expansão do programa, o Banco Mundial estima que o número de pessoas em pobreza extrema venha a aumentar de 3,4% em 2015 para 4,2% em 2017. Com a expansão do programa social, o número ficará por 3,5%.

Europa: empregador pode proibir o uso de véu islâmico no local de trabalho

O mais elevado tribunal europeu decidiu hoje sobre o caso de duas mulheres – uma na França e outra na Bélgica – que foram despedidas por usarem véu islâmico. Os juízes decidiram que um empregador pode proibir o uso de véu islâmico por parte de colaboradoras no local de trabalho, marcando um ponto fundamental na jurisprudência comunitária ao redor do tema. A decisão foi acompanhada de perto especialmente na França – onde teve origem um dos casos e onde se estima que o partido de extrema-direita Frente Nacional fique bem posicionado nas próximas eleições presidenciais.

Legisladores britânicos abriram caminho para o artigo 50

A Câmara dos Comuns rejeitou as emendas destinadas a garantir os direitos de cidadãos europeus no Reino Unido – dando ao Parlamento um “voto significativo” quando ao acordo final ao redor do Brexit. A primeira-ministra Theresa May pode agora acionar a saída do Reino Unido da União Europeia a qualquer momento – embora pareça que venha a esperar algumas semanas.

China “brinca” com TPP

Delegados chineses irão participar de uma reunião ministerial ao redor da Parceria Trans-Pacífico (TPP na sigla original) no Chile – contudo, o país não mudou de posição quanto ao acordo comercial. Com o TPP quase totalmente colocado de lado, a China espera avançar com o seu próprio pacto Ásia-Pacífico.

Divulgados números quanto a plano de saúde apresentado por republicanos norte-americanos

O gabinete do orçamento do Congresso, não partidário, concluiu que menos 24 milhões de americanos teriam seguro de saúde ao longo da próxima década sob a proposta do GOP, resultando em poupança de 337 bilhões de dólares. Os prêmios aumentariam até 2018, altura em que começariam diminuindo – na medida em que passariam a cobrir menos custos de saúde.

China: aumento da venda de casas

O valor de venda de casas novas subiu 23% em janeiro e fevereiro frente ao mesmo período do ano passado – apesar dos esforços do governo para esfriar o mercado. Os formuladores de políticas temem que uma correção súbita e acentuada dos valores das propriedades possa prejudicar a economia.

Toshiba falhou, uma vez mais, prazo para divulgação de resultados do terceiro trimestre

O conglomerado de eletrônica também adiou a divulgação do relatório há um mês, entre problemas com a sua subsidiária Westinghouse, que desenvolve centrais nucleares. A Toshiba corre o risco de ser retirada da Bolsa de Valores de Tóquio se não partilhar os números depois desta segunda prorrogação.

Calendário Econômico

  • 07:00 (EUR) Percepção Econômica ZEW - Alemanha (Mar)
  • 09:30 (USD) IPP (Mensal) (Fev)
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar