As principais notícias do dia, uma seleção da redação do Insider.pro
Maduro convocou assembleia especial para redação de nova constituição
Após semanas de protestos anti-governo, o presidente socialista da Venezuela assinou uma ordem para convocar uma assembleia especial tendo em vista a redação de uma nova constituição. O seu antecessor, Hugo Chávez, realizou um movimento semelhante em 1999, pouco depois de alcançar o cargo. “A cada dia que passa se torna mais claro que estamos em uma ditadura.” – Afirmou um local, professor de direito.
Resultados trimestrais da Apple: divulgação após encerramento dos mercados
Depois de um primeiro trimestre fiscal bem-sucedido, que levou as suas ações para novas alturas, a fabricante (NASDAQ: AAPL.NASDAQ) do iPhone poderá se ter envolvido em tecnologias emergentes como carros autônomos, realidade aumentada ou aprendizagem de máquinas. Os investidores irão observar de perto os seus resultados na China e Índia.
União Europeia divulga taxa de desemprego de março
A taxa caiu para 9,5% em fevereiro – surgindo como ainda elevada mas a mais baixa desde maio de 2009. Os economistas estimam uma taxa de 9,4% para março. Colocando em perspetiva: o desemprego chegou a 12,1% no auge da crise financeira.
Senado dos EUA interroga Terry Branstad, a seleção de Donald Trump para a embaixada dos EUA na China
O governador de Iowa, Terry Branstad, irá enfrentar questões ao redor do comércio livre, dos direitos humanos e da sua longa amizade com o presidente chinês Xi Jinping.
THAAD passou teste-chave na Coreia do Sul…
Apesar da oposição de Pequim, autoridades dos EUA afirmaram que o sistema Terminal High Altitude Area Defense alcançou capacidade operacional inicial de defesa de mísseis da Coreia do Norte. O sistema, de 1 bilhão de dólares, se tem tornado uma questão central nas eleições presidenciais da Coreia do Sul.
... E Trump afirmou que se sentiria “honrado” por conhecer Kim Jong-un
O presidente dos EUA avançou que se encontraria com o déspota da Coreia do Norte “sob as circunstâncias certas” numa clara mudança de atitude ao nível da política norte-americana. A Casa Branca pegou nas suas afirmações e recuou, declarando que “muitas condições” teriam de ser cumpridas.
Infosys afirmou que irá contratar 10.000 trabalhadores americanos e abrir 4 centros de tecnologia nos EUA
A empresa de serviços de TI (NYSE: INFY.NYSE) com sede na Índia avançou que as contratações serão realizadas ao longo de dois anos – e que os centros se irão focar em tecnologias de ponta, como a inteligência artificial, com o primeiro abrindo no Indiana este ano. Trump tem acusado as empresas de tecnologia do afastamento de postos de trabalho de trabalhadores norte-americanos.
Calendário Econômico
- 01:30 (AUD) Decisão da Taxa de Juros (Mai)
- 01:30 (AUD) Declaração de Taxa do RBA
- 04:55 (EUR) PMI Industrial - Alemanha (Abr)
- 05:30 (GBP) PMI Industrial (Abr)
- 19:45 (NZD) Variação no Emprego (Trimestral) (Q1)