Porto Rico decidiu que pretende ser o 51º estado dos EUA
Página principal Síntese, Portugal, Brexit, Rússia, EUA

As principais notícias do dia, uma seleção da redação do Insider.pro

Decisão final nas mãos do Congresso dos EUA

Em um referendo, os porto-riquenhos votaram esmagadoramente a favor da candidatura à condição de estado. A decisão final, contudo, está nas mãos do Congresso dos EUA – e é pouco provável que de momento, liderado por republicanos, receba de braços abertos um novo estado com inclinação democrata.

Kremlin lida com protestos a nível nacional

Se estima que milhares de pessoas se reúnam em manifestações anti-corrupção, em mais de 200 cidades, lideradas por Alexei Navalny, advogado e crítico do presidente russo Vladimir Putin. Navalny organizou um protesto semelhante em março – que atraiu 8.000 indivíduos e resultou em mais de 1.000 detenções, incluindo do próprio.

A rotina diária de Vladimir Putin
A rotina diária de Vladimir Putin

Theresa May organizou o seu gabinete

A primeira-ministra do Reino Unido colocou dois relevantes ministros pró-Brexit (e antigos rivais) em cargos de poder. Os movimentos estão sendo interpretados como uma forma de apaziguar os membros do seu Partido Conservador, depois da sua decisão de realizar eleições antecipadas se ter mostrado um tiro no pé.

França encerrou primeira volta das eleições parlamentares

Os primeiros resultados mostram que o partido centrista do presidente Emmanuel Macron – o República em Marcha – e o seu aliado Movimento Democrático ganharam 32,32% dos votos. Se os resultados se confirmarem em uma segunda volta das eleições, a 18 de junho, Macron irá presidir a uma das maiores maiorias na França do pós-guerra.

Emmanuel Macron venceu as eleições presidenciais francesas – mas conseguirá governar?
Emmanuel Macron venceu as eleições presidenciais francesas – mas conseguirá governar?

Qatar se mantém estável no Oriente Médio

Depois de três estados vizinhos terem expulsado cidadãos do Qatar, o país assegurou no sábado aos seus residentes estrangeiros que não responderia da mesma forma. No domingo, o mediador Kuwait anunciou que o Qatar está disponível para ouvir as preocupações dos países vizinhos.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar