SpaceX: sucesso no lançamento e aterragem de dois foguetões em 48 horas
AP Photo/Richard Vogel
Página principal Síntese, SpaceX, Donald Trump, Elon Musk, União Europeia

As principais notícias do dia, uma seleção da redação do Insider.pro

SpaceX voltou a fazer história

A empresa aeroespacial de Elon Musk foi bem-sucedida na decolagem e aterragem de dois foguetões Falcon 9 em menos de 48 horas. Se trata de uma conquista tecnológica de grande importância – com a empresa querendo acelerar ainda mais o ritmo de lançamento de novos foguetões para um lançamento a cada duas semanas. Se tratou do 9º lançamento da SpaceX até agora este ano.

Supremo Tribunal dos EUA toma decisão quanto a “proibição de viagens” de Donald Trump…

Se espera que os juízes avaliem a tentativa do presidente dos EUA de restaurar a proibição de viagens a visitantes de seis países de maioria muçulmana. Diversos tribunais inferiores rejeitaram a medida, citando os próprios tweets de Trump como prova de que esta é tendenciosa contra muçulmanos.

... E Trump se encontra com Narendra Modi

O primeiro-ministro da Índia irá dar início a uma viagem de dois dias pelos EUA – que inclui um jantar na Casa Branca, onde as expectativas diplomáticas são baixas. Apesar de um recente tweet de Trump considerando Modi “um verdadeiro amigo”, um jornal indiano previu que será um “estranho primeiro encontro”.

Continuam conversações comerciais entre a UE e o México

Os dois lados irão se encontrar no México para finalizar a atualização de um acordo comercial assinado em 2000. Estimulada por frequentes ataques de Donald Trump contra o NAFTA, a Comissária do Comércio da UE, Cecília Malmström, afirmou “Queremos enviar um sinal claro ao mundo da importância do fortalecimento – não do enfraquecimento – das regras que regem o comércio internacional.”

Mongólia elege um novo presidente

Os candidatos estão jogando com o patriotismo e sentimento anti-China – com o país de 3 milhões em dificuldade para recuperar do colapso do preço das commodities. A economia cresceu apenas 1% no último ano, em comparação com 17,5% em 2011 – e a Mongólia recebeu recentemente um resgate de 5,5 bilhões de dólares do Fundo Monetário Internacional.

Takata declarou falência

A fabricante japonesa de airbags pediu proteção contra a falência no Japão e nos EUA e afirmou que a maioria dos seus ativos será adquirida pela Key Safety Systems, baseada em Detroit, por cerca de 1,6 bilhões de dólares. A Takata está ainda a tentar recuperar dezenas de milhões de airbags defeituosos, usados por 19 diferentes fabricantes de automóveis.

Qatar rejeitou exigências de quatro estados árabes

Um grupo liderado pela Arábia Saudita – e que inclui o Egito, os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein –, pretendia que o Qatar encerrasse o canal de notícias Al Jazeera, cortasse laços diplomáticos com o Irã e fechasse uma base militar turca. O Secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, avançou que as exigências “não eram fáceis de cumprir” e que “uma redução da retórica também ajudaria a aliviar a tensão.”

Calendário Econômico

  • 05:00 (EUR) Índice Ifo de Clima de Negócios - Alemanha (Jun)
  • 09:30 (USD) Núcleo de Pedidos de Bens Duráveis (Mensal) (Mai)
  • 14:30 (EUR) Discurso de Draghi, Presidente do BCE
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar