As principais notícias do dia, uma seleção da redação do Insider.pro
… Mas já se encontra recuperando
A capitalização de mercado da criptomoeda (Bitcoin) caiu significativamente este final de semana: no domingo perdeu cerca de 10 bilhões de dólares – com o preço despencando até 1.866 dólares, 38% abaixo do máximo registrado a 12 de junho. Esta segunda-feira de manhã, porém, está recuperando: já se encontra cotada em 2.073 dólares, de acordo com a Coinmarketcap (06:00 de Brasília).
Brexit: retomadas as negociações em Bruxelas
Tem início hoje a segunda ronda de conversações formais entre o Reino Unido e a União Europeia para determinar como o país irá deixar o bloco. Os principais tópicos em discussão: o que irá acontecer aos cidadãos da UE no Reino Unido depois da separação, quanto o Reino Unido irá pagar à UE pela saída e se o Reino Unido irá permanecer membro da agência nuclear do bloco.
Índia elege próximo presidente
Os principais candidatos são Ram Nath Kovind – do partido de direita do primeiro-ministro Narendra Modi, Bharatiya Janata – e Meira Kumar, antiga presidente da câmara baixa do Parlamento da Índia. Embora seja o primeiro-ministro a exercer o poder executivo no país, o presidente não é apenas uma figura de proa.
Grande dia de resultados do segundo trimestre
A Netflix (NASDAQ: NFLX), a BlackRock (NYSE: BLK) (gestora de ativos) e a Altaba (NASDAQ: AABA) (empresa de investimento resultante da venda da Yahoo à Verizon) se encontram entre as empresas que anunciam hoje os seus ganhos. Os analistas esperam números fortes para a Netflix e BlackRock e um relatório marginal para a Altaba.
China avançou dados sobre a sua economia
O PIB do segundo trimestre subiu 6,9% frente ao ano passado, em comparação com expectativas de 6,8%. Por detrás do crescimento se encontra, entre outros, a produção de aço, que atingiu um recorde no mês passado entre forte procura na área da construção. Pequim está tentando reduzir a capacidade excessiva nas indústrias do aço e do carvão. A produção de carvão em maio saltou 12% frente ao ano passado.
Israel reabriu local sagrado depois de ataques mortais
O local – conhecido como Santuário Nobre para os muçulmanos e Monte do Templo para os judeus – foi reaberto depois de ataque na sexta-feira (três atacantes mataram dois guardas). A polícia permite agora que os visitantes entrem através de dois portões, depois de passarem por novos detetores de metais.
Calendário Econômico
- 06:00 (EUR) IPC (Anual) (Jun)
- 19:45 (NZD) IPC (Trimestral) (Q2)
- 22:30 (AUD) Atas da Reunião de Política Monetária do RBA