Angela Merkel venceu as eleições na Alemanha
Zuma\TASS
Página principal Síntese, Donald Trump, Coreia do Norte, EUA

As principais notícias do dia, uma seleção da redação do Insider.pro

Merkel eleita para quarto mandato como chanceler alemã

O partido de Angela Merkel (CDU) venceu as eleições este domingo – Merkel foi eleita para o quarto mandato como chanceler alemã. Porém, se tratou do terceiro resultado mais baixo de sempre (Merkel afirmou que esperava um “resultado melhor”). Em simultâneo, o Alternative für Deutschland (Alternativa para a Alemanha) se tornou o terceiro maior partido – o que representa a entrada de um partido de extrema direita no Bundestag pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial.

James Mattis visita a Índia

O secretário de Defesa dos EUA irá se encontrar com a sua homóloga, Nirmala Sitharaman, em Nova Deli. Se trata da primeira visita ao país por parte de um alto funcionário dos EUA desde que o presidente Donald Trump assumiu o cargo. O Afeganistão estará entre as questões abordadas.

Curdistão iraquiano: é realizado hoje referendo ao redor da independência

O presidente curdo Masoud Barzani apela à votação, apesar de pressão de Bagdade, de poderes regionais e ocidentais e das Nações Unidas. Os curdos representam 15-20% da população do Iraque.

Donald Trump estendeu a proibição de entrada nos EUA a mais países

O presidente dos EUA acrescentou a Coreia do Norte, o Chade e a Venezuela à sua lista – e retirou o Sudão. A proibição de entrada a cidadãos da Venezuela se aplica apenas a funcionários do governo e respetivas famílias.

Nova Zelândia sem vencedor claro nas eleições

Tanto o partido Nacional, no poder, como o Trabalhista, o segundo maior partido do país, ficaram aquém de votos suficientes para formar governo maioritário, deixando o populista Winston Peters, do partido Nova Zelândia Primeiro, com um papel decisivo na definição de coligação com maioria.

Bombardeiros norte-americanos sobrevoaram espaço aéreo próximo da Coreia do Norte

Em uma “demonstração de força”, bombardeiros B-1 e jatos F-15 viajaram até perto da costa da Coreia do Norte para enviar uma “mensagem clara” a Pyongyang.

Calendário Econômico

  • 05:00 (EUR) Índice Ifo de Clima de Negócios - Alemanha (Set)
  • 10:00 (EUR) Discurso de Draghi, Presidente do BCE
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar