Uma seleção das principais notícias desta manhã
Criptomoeda Ripple mantém crescimento dos últimos dias
Um grupo de bancos japoneses e sul-coreanos deu hoje início a testes com recurso à blockchain da Ripple, com o objetivo de realizar transferências internacionais de fundos no mesmo dia — com redução de custos na ordem dos 30%. As experiências transfronteiriças serão realizadas até janeiro e o sistema poderá se tornar oficial na primavera. Impulsionado pelas notícias o preço da criptomoeda mantém o crescimento dos últimos dias.
Partido no poder na África do Sul escolhe novo líder
O Congresso Nacional Africano irá realizar uma eleição este final de semana para substituir Jacob Zuma. O vencedor irá provavelmente surgir como o próximo presidente do país nas eleições de 2019. Um dos homens mais ricos do país, o vice-presidente Cyril Ramaphosa, em tempos possível sucessor de Nelson Mandela, é um forte candidato.
Rússia retoma voos civis para o Egito
O ministro da Aviação do Egito irá viajar até à Rússia para assinar acordos nesse sentido, retomando os voos suspensos em 2015 depois de militantes terem bombardeado um avião de passageiros russo e vitimado as 224 pessoas a bordo. Mais: os líderes de ambos os países se encontraram no Cairo esta semana para assinar um acordo ao redor da construção de uma central nuclear como parte de crescente cooperação bilateral.
Deutsche Börse considera a possibilidade de lançar futuros de Bitcoin
“Estamos pensando lançar futuros de Bitcoin para ajudar investidores privados e fundos de investimento a proteger os seus investimentos em bitcoins.” — Avançou porta-voz da entidade. A data exata para o lançamento da ferramenta ainda não foi divulgada. A Alemanha irá se tornar, caso se venha a verificar o lançamento, o primeiro país europeu a lançar futuros de Bitcoin (Bitcoin).
Trabalhos de construção da China no Mar do Sul da China voltam a chamar a atenção
De acordo com imagens de satélite analisadas pela Asia Maritime Transparency Initiative, baseada em Washington, este ano foram construídas infraestruturas ao longo de 28 hectares nas ilhas Spratly e Paracel. “Continuam construindo o que querem.” — Afirmou Greg Pauling, diretor da organização.
Gibraltar vai conceder licenças a start-ups focadas na tecnologia blockchain
As licenças poderão ser obtidas por empresas envolvidas na transferência de fundos ou ativos com recurso à blockchain. Hoje, o governo vai divulgar um guia no qual explicará como se define o conceito de blockchain e a sua aplicação para armazenamento e transmissão de dados em Gibraltar. De seguida, legisladores locais irão preparar o enquadramento legal para a realização de ICO.