As principais notícias do mercado de criptomoedas esta manhã
Proposta de lei será discutida hoje e votada amanhã
O parlamento português irá discutir hoje, em sessão plenária, a aprovação de novo regime jurídico para o uso de criptomoedas como a Bitcoin em pagamentos — ou seja, a transposição da diretiva europeia 2015/2366 para a lei portuguesa — com o objetivo de regular esse meio de transações para proteção e segurança dos consumidores. De seguida, a proposta de lei será votada (amanhã, sexta-feira).
Goldman Sachs planeja lançar «trading desk» de Bitcoin…
A gigante do setor bancário (NYSE: GS.NYSE) confirmou que irá começar oferecendo aos seus clientes «uma variedade de contratos ligados ao preço da Bitcoin», segundo o The New York Times. A Goldman Sachs não irá, em uma fase inicial, comprar e vender bitcoins, mas espera vir a negociar diretamente a criptomoeda. Circulam rumores de que se encontrava montando esta operação desde dezembro.
… Enquanto o Barclays não, por agora
O gigante da banca britânica Barclays (LSE: BARC.LSE) não irá lançar trading desk dedicada em breve, de acordo com o seu diretor executivo Jes Staley — que admitiu, contudo, estar analisando oportunidades de negócio relacionadas com o setor das criptomoedas. O executivo avançou a revelação em resposta a questão colocada durante a reunião geral anual do banco com acionistas esta terça-feira, de acordo com o Financial News.
Legisladores sul-coreanos apresentam projeto de lei para legalizar algumas ICO
Um grupo de deputados sul-coreanos está trabalhando em projeto de lei para legalizar o lançamento de Ofertas Iniciais de Moeda — que atendam a certas condições sob a supervisão do governo, segundo o The Korea Times. Se trata do primeiro desafio parlamentar à proibição do governo de realização de ICO introduzida no ano passado para combater investimento especulativo em criptomoedas.
Plataformas de câmbio de criptomoedas britânicas pedem maior regulamentação
A CryptoUK, grupo autorregulado dedicado à indústria das criptomoedas, solicitou supervisão regulamentar do mercado de criptomoedas na região. O grupo propôs que a britânica Autoridade de Conduta Financeira (FCA) seja responsável pelo licenciamento de plataformas aprovadas e pela aplicação de novas exigências, incluindo práticas anti-branqueamento de capitais e normas operacionais.
Telegram cancelou a sua ICO pública
O popular aplicativo de mensagens Telegram cancelou a sua Oferta Inicial de Moeda (ICO) depois de ter reunido 1,7 bilhões de dólares junto de menos de 200 investidores privados, de acordo com o The Wall Street Journal. A empresa está satisfeita com a quantia arrecadada em pré-venda e prefere não se submeter às dificuldades operacionais e regulatórias em torno da abertura de oferta ao público em geral.
Mastercard admitiu que proibição de criptomoedas gerou queda de transações
A proibição de grandes bancos da utilização dos respetivos cartões para aquisição de criptomoedas conduziu a queda do volume de transações internacionais no primeiro trimestre deste ano, segundo a diretora financeira da Mastercard (NYSE: MA.NYSE), Martina Hund-Mejean. O volume caiu 2% em relação ao último trimestre de 2017, «em parte devido a queda de financiamento de carteiras de criptomoedas,» segundo a diretora.
A capitalização total do mercado de criptomoedas corresponde atualmente (6h15 de Brasília) a 435,3 bilhões de dólares
Entretanto, nas últimas 24 horas:
- O preço da Bitcoin (Bitcoin: BITCOIN) subiu 0,49% para 9209,50 dólares
- O preço da Ethereum (BITFINEX: ETH/USD.BITFINEX) aumentou 4,63% para 713,50 dólares
- O preço da Ripple (BITFINEX: XRP/USD) caiu 0,62% para 0,85 dólares
- O preço da Bitcoin Cash (EXANTE: BCH.EXANTE) subiu 6,70% para 1473,45 dólares
- O preço da EOS (EXANTE: EOS.EXANTE) desceu 5,03% para 17,84 dólares
Próximas ICO:
- 1 de junho: PlayHall
- 7 de junho: VR MED
- 1 de julho: Minery
- 27 de julho: Woow-Cams
Consulte a lista completa de Ofertas Iniciais de Moeda (ICO) decorrendo aqui [em Inglês].