As principais notícias do mercado de criptomoedas esta manhã
Mineração de Bitcoin poderá representar 0,5% de toda a energia consumida no mundo
O consumo energético associado à mineração e manutenção de bitcoins poderá aumentar este ano para 0,5% de toda a eletricidade consumida a nível global, segundo dados publicados na revista científica Joule. Alex Vries, autor do estudo, tem entre as suas intenções alertar para o impacto ambiental associado: «este aumento não vai ajudar a que alcancemos o objetivo de travar as alterações climáticas.»
Kraken poderá se registrar junto da SEC
A Kraken, plataforma de câmbio de criptomoedas sediada em São Francisco, poderá se registrar junto da Comissão de Títulos e Câmbio dos EUA (SEC) enquanto corretora e sistema alternativo de negociação, segundo o avançado pelo cofundador e diretor executivo da empresa Jesse Powell em entrevista à Bloomberg. No início do ano a SEC ameaçou adotar medidas contra plataformas com atividade/títulos não registrados.
«JPMorgan está analisando as criptomoedas»
Daniel Pinto, copresidente da gigante do setor bancário (NYSE: JPM.NYSE), avançou essa revelação em entrevista ao CNBC, explicando que embora a empresa não se encontre completamente otimista em relação às criptomoedas acredita que a tecnologia subjacente irá «desempenhar um papel» no avanço do sistema financeiro. Acrescentou que a JPMorgan poderá começar oferecendo futuros de Bitcoin aos seus clientes de corretagem.
Portugal, Israel e países nórdicos se unem em torno da «blockchain»
A Aliança Portuguesa de Blockchain firmou parcerias com pares de Israel e dos países nórdicos tendo em vista o desenvolvimento de esforços conjuntos na promoção da tecnologia blockchain — como partilha de conhecimentos, desenvolvimento de projetos de investigação, aceleração de programas e realização de eventos e cursos para indivíduos e empresas envolvidos nesta indústria.
SEC lançou ICO fictícia para ensinar investidores a identificar fraudes
A Comissão de Títulos e Câmbio dos EUA (SEC) anunciou ontem que lançou uma simulação de ICO, a HoweyCoins, para aumentar a consciencialização em torno dos típicos sinais de alarme de ICO fraudulentas e para promover a formação de investidores. A página lançada inclui detalhes como um Livro Branco confuso, declarações de «retorno garantido» e aprovação de celebridades.
Sberbank completou a primeira transação de títulos comerciais baseada na «blockchain»
O Sberbank CIB, segmento de banca corporativa e de investimentos do maior banco da Rússia (LSEIOB: SBER.LSEIOB), conduziu a primeira transação de títulos comerciais baseada na tecnologia blockchain. De acordo com anúncio do banco, a transação foi concluída em parceria com a MTS, operadora de telecomunicações líder no país, e com o National Settlement Depository.
Diretor financeiro da PayPal afirmou que comerciantes não estão interessados em criptomoedas
John Rainey, diretor financeiro do sistema de pagamentos PayPal (NASDAQ: PYPL.NASDAQ), avançou em entrevista ao CNBC que a empresa não vê grande interesse nas criptomoedas uma vez que a sua volatilidade de preço surge como uma ameaça para os seus clientes — ilustrando que a flutuação poderá ser superior à margem de lucro obtida com a venda de determinado bem, se tornando um prejuízo.
A capitalização total do mercado de criptomoedas corresponde atualmente (6h20 de Brasília) a 383,7 bilhões de dólares
Entretanto, nas últimas 24 horas:
- O preço da Bitcoin (Bitcoin: BITCOIN) subiu 0,37% para 8303,40 dólares
- O preço da Ethereum (BITFINEX: ETH/USD.BITFINEX) aumentou 1,19% para 702,81 dólares
- O preço da Ripple (BITFINEX: XRP/USD) subiu 1,45% para 0,69 dólares
- O preço da Bitcoin Cash (EXANTE: BCH.EXANTE) aumentou 2,26% para 1294,70 dólares
- O preço da EOS (EXANTE: EOS.EXANTE) subiu 7,35% para 13,34 dólares
Próximas ICO:
- 1 de junho: PlayHall
- 7 de junho: VR MED
- 1 de julho: Minery
- 27 de julho: Woow-Cams
Consulte a lista completa de Ofertas Iniciais de Moeda (ICO) decorrendo aqui [em Inglês].