As principais notícias do mercado de criptomoedas esta manhã
Bithumb proíbe negociação de criptomoedas em onze países…
A sul-coreana Bithumb, a quinta maior plataforma de câmbio de criptomoedas do mundo por volume de negociação, está bloqueando a negociação de criptomoedas conduzida por residentes de países pertencentes à lista negra «Países e Territórios Não Cooperantes» (NCCT) — que inclui a Coreia do Norte, o Irã e o Iraque. Tem como intenção combater possível branqueamento de capitais associado.
… E reduz o limite de saque para alguns «traders»
A Bithumb terá avançado ontem que «decidiu reduzir gradualmente o limite de saque para contas de clientes ainda não convertidas em contas de nome real confirmadas,» a partir de 4 de junho, citando risco de crimes financeiros. A medida surge para fortalecer o processo de verificação de conta entre os seus clientes — a fim de terminar com a negociação anônima de criptomoedas.
Banco de Inglaterra volta a considerar a emissão de criptomoeda
Mark Carney, governador do Banco de Inglaterra, avançou em conferência que poderá conceber a emissão de criptomoeda por parte do banco central. Porém, considera que não se trata de uma preocupação premente — uma vez que as criptomoedas não estão sendo usadas como dinheiro. O banco declarou no início deste ano que não lançaria uma criptomoeda para não causar ramificação do sistema financeiro.
Maersk implementa solução baseada na «blockchain»
A maior empresa de transporte e logística do mundo lançou a Insurwave, uma plataforma de seguros marítimos desenvolvida pelas empresas Guardtime e Ernst & Young. A plataforma, que se estima ser capaz de suportar mais de 500 000 transações para mais de 1000 embarcações no espaço de um ano, também está sendo usada pelas empresas Willis Towers Watson, XL Catlin e MS Amlin.
Bancos filipinos testam sistema de pagamentos baseado na «blockchain»
O Union Bank of Philippines escolheu cinco bancos menores para a condução de teste a sistema de pagamentos a varejo, em tempo real, através de blockchain desenvolvida pela start-up Consensys. A iniciativa deverá ligar os chamados bancos «rurais», que não têm acesso ao sistema de pagamentos interbancários do país ou a SWIFT, à restante rede financeira nacional.
Projetos relacionados com a «blockchain» duram, em média, 15 meses
De acordo com estudo conduzido por investigadores chineses, entre os mais de 80 000 projetos relacionados com a tecnologia blockchain, lançados a nível global, apenas 8% se encontram ativos — se destacando que um projeto dura, em média, 15 meses. O estudo também identificou as mais proeminentes tendências na indústria da blockchain, se salientando a «crescente integração de fluxo de dados e ativos».
Israel poderá exigir que empresas reportem atividade dos seus clientes com criptomoedas
O Ministério das Finanças de Israel elaborou recentemente uma versão preliminar de emenda a lei em torno do combate ao branqueamento de capitais no país — desta feita incluindo medidas relevantes, como requisitos de reporte de atividade, para instituições financeiras ou outras empresas com clientes que lidem com a negociação de criptomoedas ou com o ecossistema de criptomoedas em geral.
A capitalização total do mercado de criptomoedas corresponde atualmente (6h35 de Brasília) a 306,5 bilhões de dólares
Entretanto, nas últimas 24 horas:
- O preço da Bitcoin (Bitcoin: BITCOIN) caiu 1,25% para 7149,32 dólares
- O preço da Ethereum (BITFINEX: ETH/USD.BITFINEX) caiu 2,30% para 523,94 dólares
- O preço da Ripple (BITFINEX: XRP/USD) caiu 2,49% para 0,56 dólares
- O preço da Bitcoin Cash (EXANTE: BCH.EXANTE) caiu 3,57% para 901,40 dólares
- O preço da EOS (EXANTE: EOS.EXANTE) caiu 7,76% para 11,11 dólares
ICO decorrendo:
Próximas ICO:
- 1 de junho: Emiba
- 1 de junho: PlayHall
- 7 de junho: VR MED
Consulte a lista completa de Ofertas Iniciais de Moeda (ICO) decorrendo aqui [em Inglês].