GovTech: portugueses lidam com a «blockchain»
Shutterstock
Página principal Síntese, Portugal, Altcoins, Blockchain, Criptomoedas
Tema do momento
26 de Junho de 2018

As principais notícias do mercado de criptomoedas esta manhã

GovTech: são 113 as ideias a concurso

O governo português lançou recentemente a iniciativa GovTech, que pretende premiar e apoiar produtos e serviços inovadores que procurem solucionar um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A primeira fase do concurso, de submissão de candidaturas e verificação da elegibilidade das mesmas, já terminou. Se segue a fase de seleção das candidaturas finalistas, entre as 113 elegíveis, que decorre através de plataforma baseada na blockchain. Os três vencedores receberão fundos para desenvolver e testar o produto ou serviço proposto. Saiba mais aqui.

Tron celebra o seu «dia da independência»

A Tron, criptomoeda que costuma ocupar a décima posição no top 10 das maiores criptomoedas se considerada a capitalização de mercado, ativou formalmente a sua mainnet (rede) após migração ao longo de um mês para blockchain independente. A mudança para uma rede autônoma irá testar a sua pretensão enquanto concorrente da Ethereum no fornecimento de plataforma blockchain capaz de suportar o desenvolvimento de aplicativos descentralizados. De acordo com os desenvolvedores da Tron, os testes internos mostraram que a sua rede é «400 vezes mais rápida» do que a rede da Ethereum.

Huobi nomeia diretor para a sua nova plataforma norte-americana

A Huobi, a quarta maior plataforma de câmbio de criptomoedas do mundo por volume diário de transações, nomeou um diretor executivo para o seu recém-criado «parceiro estratégico» HBUS. De acordo com um comunicado de imprensa será Frank Fu, antigo diretor do aplicativo chinês Meitu, a liderar o mercado de ativos digitais da Huobi nos EUA. A Huobi, sediada em Singapura, tem buscado ativamente a sua expansão para o exterior este ano. A plataforma lançou uma subsidiária sul-coreana esta primavera e revelou planos para abrir um escritório em Londres.

«Pools» de mineração da Bitmain controlam mais de 40% da taxa de hash de Bitcoin

De acordo com dados da CoinDance, a BTC.com e a Antpool — pools de mineração de Bitcoin controladas pela Bitmain, gigante da indústria baseada na China — mineraram 25,5% e 16,5%, respetivamente, de todos os blocos de bitcoins nos últimos sete dias. Tal significa que a empresa tem influência sobre pelo menos 42% da taxa de hash (desempenho/rendimento da mineração) de Bitcoin, levantando novas preocupações ao redor da centralização da mineração. As duas pools também controlam, em conjunto, 21,3% da taxa de hash de Bitcoin Cash.

Tether disponibiliza mais 250 milhões de USDT

A Tether (USDT), uma stablecoin supostamente «atrelada» ao dólar norte-americano, emitiu mais 250 milhões de tokens ontem, de acordo com a Omni Explorer. Se relembra que no final de março a Tether disponibilizou 300 milhões de tokens, o que na altura conduziu a um pequeno aumento de preço da Bitcoin. Mais recentemente, o token voltou a fazer manchetes quando um novo estudo sugeriu que a moeda se encontrava por trás da manipulação de preço da Bitcoin em 2017. Notavelmente, a stablecoin ainda não confirmou a legitimidade da declaração de ser apoiada por moeda «tradicional».

Tether e Tron disputam a décima posição no «ranking» esta manhã

Às 6h20 de Brasília, a Tron se encontra de fora do top 10 das maiores criptomoedas do mundo por capitalização de mercado, posição que tem detido, sendo substituída pela Tether. As duas criptomoedas se encontram com capitalizações de mercado muito próximas. Entretanto, entre as dez maiores apenas a Ethereum e a Bitcoin Cash registram ligeira queda de preço (inferior a 0,1% para ambas). A Bitcoin está sendo negociada acima de 6220 dólares e a capitalização do mercado como um todo ultrapassa os 250 bilhões de dólares. Dados apurados junto do Coinmarketcap.

Índia: regulamentação das criptomoedas poderá ser finalizada em julho

De acordo com a declaração recente de um alto funcionário do governo indiano, a muito aguardada regulamentação estará a caminho. Foi preparado um enquadramento preliminar e autoridades em Deli esperam discuti-lo tão cedo como na primeira metade do próximo mês, julho. Entretanto, o Supremo Tribunal do país concordou com a revisão de petições contra a proibição do RBI — de depósitos e saques, em plataformas de criptomoedas, com recurso a moeda «tradicional» — mais cedo do que o esperado, remarcando uma audiência para 3 de julho.

A capitalização total do mercado de criptomoedas corresponde atualmente (6h30 de Brasília) a 253,7 bilhões de dólares

Entretanto, nas últimas 24 horas:

  • O preço da Bitcoin (Bitcoin) subiu 0,72% para 6222,94 dólares
  • O preço da Ethereum (ETH/USD) caiu 0,18% para 451,8 dólares
  • O preço da Ripple (XRP/USD) subiu 0,04% para 0,48 dólares
  • O preço da Bitcoin Cash (EXANTE: Bitcoin.Cash) caiu 0,14% para 748,85 dólares
  • O preço da EOS (EOS/USD) subiu 1,01% para 8,10 dólares

Desempenho

  • Criptomoeda com melhor desempenho do top 10: Cardano (+1,59%)
  • Criptomoeda com melhor desempenho do top 100: Theta Token (+26,08%)

ICO decorrendo

  • Tutellus

Próximas ICO

  • 4 de julho: Asobi Coin
  • 27 de julho: Woow-Cams
  • 1 de setembro: Cryptocean
  • 1 de setembro: BetOnChart

Consulte a lista completa de ICO decorrendo aqui [em Inglês].

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar