Apresentamos-lhe um gráfico do Banco Mundial que relaciona o PIB per capita de cada país com a percentagem de população mundial desse mesmo país. Já reparou nos desequilíbrios?
Um gráfico que demonstra que países têm as economias mais fortes e qual o seu tamanho tem estado a circular no Twitter. O gráfico foi retirado do Programa de Comparação Internacional do Banco Mundial, que é uma das fontes de pesquisa mais exaustivas no que se refere à riqueza mundial.
O PIB per capita (o tamanho da economia de um país, divido pelo número de pessoas que nele vivem) está representado no eixo vertical, enquanto a população (em percentagem em relação à população mundial total) é medida através do eixo horizontal:
É fácil de perceber o quão enormes são a Índia e a China em termos de população, que juntos contabilizam quase metade da proporção de países colocado abaixo da média mundial de PIB per capita. A maioria do mundo, cerca de 70%, está colocada abaixo da média global, e a partir daí é uma escalada bastante inclinada: os EUA constituem uma grande parte do mundo rico, com um PIB per capita de perto de 50 mil dólares, quase quatro vezes mais que a média global.