A Grécia vai novamente a eleições
REUTERS/Alkis Konstantinidis
Página principal Economia, Grécia

A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro

Tsipras demite-se e convoca eleições antecipadas

Alexis Tspiras anunciou a sua demissão como uma maneira de levar a Grécia a eleições. Os membros mais à esquerda do seu partido, Syriza, estão contra o plano de resgate do país, no valor de 86 mil milhões, que exige uma série de novas medidas de austeridade que são contra a vontade de muitos gregos. O primeiro-ministro espera assim colocar homens com ideias mais próximas das suas no parlamento, assim como alcançar a tão desejada maioria absoluta para o Syriza.

Grande tensão entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul

Depois dos países terem trocado tiros de artilharia entre si, Pyongyang emitiu um prazo de 48 horas (que termina no sábado de manhã, hora local) para o seu vizinho parar de transmitir propaganda através de um grande conjunto de altifalantes – e avisou que as tropas estariam prontas para a guerra na tarde de sexta-feira. A cidade de Seul está a apenas 56 km (35 milhas) da fronteira com a Coreia do Norte e as nações estão, tecnicamente, ainda em guerra.

Os tufões no Pacífico ganham força

O olho do tufão Goni vai passar a norte da ilha Luzon nas Filipinas e pode alcançar a intensidade de um super-tufão, causando, potencialmente, inundações intensas. Em seguida, o tufão pode estar em curso com a costa de Taiwan e, possivelmente, o sudeste do Japão, enquanto o super-tufão Atsani está no caminho certo para ficar em águas abertas. Um novo satélite japonês está a capturar imagens de alta resolução dos dois tufões.

A Deere & Company anuncia os seus ganhos

O gigante de equipamento agrícola (NYSE: DE) – um líder fundamental da agricultura dos EUA – deverá registar lucros e receitas bem abaixo do ano passado, devido a um dólar forte e redução de gastos por parte dos agricultores, em resposta à queda dos preços das matérias-primas. Outras empresas que vão apresentar os seus ganhos incluem a China Shenhua Energy (SHA: 601088) (o maior produtor de carvão do mundo) e a Foot Locker (NYSE: FL).

A Uniqlo vai testar uma semana de trabalho de apenas quatro dias

A empresa Fast Retailing (TYO: 9983), a empresa-mãe da cadeia de vestuário, vai oferecer a 10.000 funcionários nas suas lojas japonesas a opção de um fim-de-semana permanente de três dias, relata a Bloomberg. Para se qualificar, os funcionários vão ter que trabalhar 10 horas por dia durante o resto da semana.

As condições de produção da China deterioraram-se...

O índice dos gestores de compras Caixin caiu para 47,1 neste mês, quando em julho estava nos 47,8, o seu ponto mais baixo desde 2009. Qualquer pontuação abaixo de 50 indica que o setor manufatureiro está a encolher. A queda alimentou os medos relativos à fraqueza da economia da China, acelerando os “sell-offs” nas bolsas dos mercados emergentes.

... Por seu lado, o setor manufatureiro do Japão melhorou novamente

Os índices dos gestores de compras do Japão Nikkei / Markit subiu para 51,9 em agosto, quando em julho estava nos 51,2. Este foi o quarto mês consecutivo acima dos 50 pontos.

A Valeant concordou em comprar a fabricante do medicamento para a líbido feminina

A gigante farmacêutica canadiana (NYSE: VRX) concordou em pagar cerca de mil milhões de dólares pela Sprout Pharmaceuticals, que acaba de ganhar a aprovação da FDA para comercializar a Addyi, uma droga projetada para ajudar as mulheres "angustiadas pelo seu baixo desejo sexual." A empresa com base na Carolina do Norte, Sprout, tem apenas 25 funcionários.

Calendário económico

  • 12:30 GMT (CAD) IPC Subjacente (Anual) (Mensal) (Jul)
  • 12:30 GMT (CAD) Vendas a Retalho Subjacentes (Mensal) (Jun)
  • 12:30 GMT (CAD) IPC (Mensal) (Jul)
  • 12:30 GMT (CAD) Vendas a Retalho (Mensal) (Jun)
  • 13:45 GMT (USD) PMI Industrial (Ago)
  • 19:30 GMT (GBP) GBP - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
  • 19:30 GMT (USD) Ouro - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
  • 19:30 GMT (USD) S&P 500 - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
  • 19:30 GMT (AUD) AUD - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
  • 19:30 GMT (JPY) JPY - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
  • 19:30 GMT (EUR) EUR - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar