A Uber perde uma batalha importante
Página principal Economia, Uber

A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro

A Comissão de Trabalho da Califórnia negou o apelo da Uber contra a decisão de declarar os seus motoristas como funcionários

Esta situação poderá ter repercussões muito dispendiosas para a Uber, que poupa nos custos de trabalho, afirmando que os seus motoristas são contratantes e não funcionários da empresa.

A decisão vem na sequência de uma motorista ter processado a Uber. A Comissão tomou o lado da motorista por considerar que a empresa está envolvida em todos os aspetos dos condutores.

A Uber considera a decisão da Comissão injusta e já emitiu um comunicado afirmando que tal decisão só afeta uma motorista específica e que vem contra uma decisão de 2012 segundo a qual os motoristas seriam trabalhadores independentes e não funcionários da empresa.

Esta decisão pode ter repercussões muito fortes para a Uber, que está assim mais perto de ter que aumentar drasticamente o custo com os motoristas, o que por sua vez poderá colocar em causa o modelo de negócio da empresa.

Singapura vai a votos naquela que pode ser a sua eleição mais competitiva de sempre no país

O primeiro-ministro Lee Hsien Loong do Partido de Ação Popular é o provável vencedor, como tem acontecido nos últimos 50 anos. Mas os seus rivais estão a mostrar as suas preocupações de uma forma mais forte do que nunca, juntamente com os bloguistas e outros cidadãos, sobre as finanças pouco transparentes de Singapura.

Os exercícios do exército chinês chegaram perto de Taiwan

Pequim anunciou exercícios no Estreito de Taiwan, um dia depois dos militares de Taiwan terem efetuado um exercício onde repeliam uma invasão chinesa. O presidente taiwanês, Ma Ying-jeou, usou um capacete e um colete à prova de bala na área de exercícios.

A NATO fala sobre a Síria, Rússia e Afeganistão

O comité militar da Aliança vai reunir-se em Istambul para discutir a segurança na Europa, no Médio Oriente e no Afeganistão. A ofensiva dupla por parte da Turquia contra os separatistas curdos e contra o Estado Islâmico vai de certeza ser um assunto delicado.

A Avon pondera algumas propostas

A gigante de vendas diretas Avon (NYSE: AVP) está a analisar as propostas de empresas de capitais privados, a Cerberus Capital Management e a Platinum Equity, de acordo com o Wall Street Journal, enquanto se esforça para recuperar de anos de quedas nas suas vendas.

O presidente Barack Obama concordou com um pequeno aumento do número de refugiados sírios

Os Estados Unidos estão a preparar-se para aceitar "pelo menos" 10 mil refugiados sírios em 2016, no entanto, este número é apenas um ligeiro aumento dos 5000 a 8000 que os EUA disseram poder receber em agosto. Ao longo da guerra civil na Síria, que levou 4 milhões de pessoas a abandonar o seu país, os EUA acolheram apenas 1.434 sírios.

Mais uma grande fusão entre companhias farmacêuticas

A Actelion (FRA: ACT), uma empresa farmacêutica suíça, está em negociações avançadas para comprar a ZS Pharma por cerca de $2,5 mil milhões. A ZSPharma, uma empresa dos EUA, não apresenta atualmente nenhum lucro, contudo tem drogas pendentes com a Administração de Alimentos e Drogas (FDA). A Actelion espera adquirir empresas para desta forma conseguir diversificar a sua atividade e conseguir desta forma não estar tão dependente do seu medicamento principal, Tracleer.

A Coreia do Sul deixa a sua taxa de juro inalterada

O banco central manteve a sua taxa base em 1,5%, depois de cortar, por quatro vezes, o custo dos empréstimos no ano passado. Taxas de juros mais baixas devem conseguir ajudar uma economia que enfrenta o enfraquecimento das suas exportações e que foi atingida por um surto de Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) durante o verão.

A Reserva Federal dos EUA tem agora mais uma razão para não aumentar as taxas de juros

Novos dados mostram que os preços das importações e exportações caíram para os seus valores mais baixos desde a crise financeira. A queda do preço do petróleo, em particular, está a fazer com que seja complicado conseguir projeções relativas à inflação, e tudo isto vai complicar a decisão da Reserva Federal sobre quando aumentar as taxas de juros.

As empresas japonesas dão boas notícias

Uma sondagem nas grandes empresas descobriu que as empresas estão mais confiantes sobre as condições para fazer negócios no próximo trimestre. É uma boa notícia para uma economia que está a lutar para conseguir atingir uma inflação de 2%, que está exposta à desaceleração da China e à queda das suas próprias exportações.

Calendário económico

  • 11:00 GMT (EUR) Reunião do Eurogrupo
  • 12:30 GMT (USD) Índice Subjacente de Preços no Produtor (Mensal) (Ago)
  • 12:30 GMT (USD) IPP (Mensal) (Ago)
  • 14:00 GMT (USD) Confiança no Consumidor Michigan - Leitura Final (Set)
  • 14:00 GMT (USD) Índice Michigan de Percepção do Consumidor (Set)
  • 15:00 GMT (EUR) Reunião de Ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin)
  • 18:00 GMT (USD) Saldo Orçamental Federal (Ago)
  • 19:30 GMT (GBP) GBP - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
  • 19:30 GMT (USD) Ouro - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
  • 19:30 GMT (USD) S&P 500 - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
  • 19:30 GMT (AUD) AUD - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
  • 19:30 GMT (JPY) JPY - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
  • 19:30 GMT (EUR) EUR - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar