A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro
O governo brasileiro adota medidas de austeridade
O governo de Dilma Rousseff anunciou cortes orçamentais de 26 mil milhões de reais (6.000 milhões de euros) e um novo imposto ao apresentar um pacote de medidas de austeridade com vista a equilibrar as finanças brasileiras. Tais medidas surgem no contexto de uma crise económica, com previsões de recessão e inflação alta para este ano, além de uma crise política, em que grupos da oposição defendem a impugnação do mandato de Dilma.
Jeremy Corbyn enfrenta o seu primeiro teste
O novo líder do Partido Trabalhista Britânico vai dar um discurso na conferência anual das organizações sindicais do Reino Unido – o núcleo de longa data do partido. As nomeações para a equipa que apoia Jeremy têm atraído críticas devido ao facto de as mulheres não terem posições muito importantes.
Uma atualização sobre as vendas a retalho dos EUA
O Departamento do Comércio vai revelar se os números fortes de Julho foram acidentais, ou se continuaram em agosto. A resposta será um fator-chave para a decisão da Reserva Federal sobre a possibilidade de aumentar as taxas de juros.
Dia de votação crucial para a economia da Ucrânia
Está previsto que os legisladores votem sobre o acordo de reestruturação da dívida que o ministro das finanças do país alcançou com os credores estrangeiros. Se for aprovado, vai reduzir a dívida de $18 mil milhões da Ucrânia em 20% e fornecer outras formas de alívio financeiro.
Alexis Tsipras rejeitou uma oferta para criar uma coligação
O líder grego disse que ou vai existir um "governo progressista ou um governo conservador" depois das eleições gerais a 20 de setembro, mas não uma mistura entre os dois. Evangelos Meimarakis, o líder da oposição conservadora, ofereceu-se para formar uma coligação independentemente de o seu partido, Nova Democracia, vencer ou não as eleições. Os dois partidos estão empatados nas sondagens.
O Banco do Japão manteve a sua taxa de juros...
O banco central absteve-se de alterar o custo dos empréstimos de 0% e reafirmou o seu compromisso em comprar 80 biliões de ienes ($663 mil milhões) por ano em títulos e outros ativos. Os analistas esperavam encontrar indícios de estímulos adicionais, destinados a aumentar a inflação para 2%, mas o governador do banco do Japão Haruhiko Kuroda não deu nenhum sinal de tais medidas.
... E a confiança das indústrias transformadoras japonesas caiu
As fracas vendas a retalho no país e as preocupações sobre a desaceleração da China fizeram com que o clima entre os fabricantes sofresse uma baixa que já vai no seu oitavo mês, de acordo com a sondagem mensal Tankan, da Reuters. Está previsto que o índice, que em setembro estava em 9 pontos e em agosto 17 pontos, sofra uma queda que o vai colocar nos 7 pontos até dezembro.
A China parece estar a construir uma terceira pista de aterragem em águas contestadas
O exército está "claramente" a construir uma pista de aterragem com 3 km em Mischief Reef, uma das várias ilhas artificiais que o país construiu no Mar do Sul da China, segundo o centro de estudos, com sede nos EUA, para Estudos Estratégicos e Internacionais. Esta construção daria mais alcance militar na direção do sudeste Asiático, onde vários países têm vindo a competir para reivindicar partes do mar.
A Hungria promulga leis mais duras para os imigrantes
O país aprovou leis que permitem à polícia prender os migrantes que tentem escalar a vedação com cerca de quatro metros que faz fronteira com a Sérvia; o que pode levar a que os migrantes que o façam sejam deportados. Estas leis surgem depois dos líderes da UE não terem chegado a acordo sobre o realojamento de 120 mil migrantes, e depois da Áustria, Eslováquia, e os Países Baixos terem introduzido os seus próprios controlos de fronteira.
A Apple prevê recordes de vendas para os seus novos iPhones
É provável que as pré-encomendas para o iPhone 6S e 6S Plus sejam maiores do que as vendas recorde do ano passado que ficaram nos 10 milhões de dispositivos, disse a empresa. Este é o primeiro ano em que a Apple (NASDAQ: AAPL) vai lançar o seu novo dispositivo na China durante o primeiro fim de semana do mesmo. Sem as vendas na China, os analistas afirmam que o fim de semana de abertura das vendas apresentaria resultados quase nulos em relação ao ano passado.
Calendário económico
- 07:30 GMT (GBP) IPC (Anual) (Ago)
- 07:30 GMT (GBP) IPC (Mensal) (Ago)
- 08:00 GMT (EUR) Indicador ZEW das Condições Correntes - Alemanha (Set)
- 08:00 GMT (EUR) Índice de Sentimento Económico (ZEW) - Alemanha (Set)
- 08:00 GMT (EUR) Balança Comercial (Jul)
- 08:00 GMT (EUR) Índice ZEW de Sentimento Económico
- 11:30 GMT (USD) Vendas a Retalho Subjacentes (Mensal) (Ago)
- 11:30 GMT (USD) Índice Empire State de Atividade Industrial (Set)
- 11:30 GMT (USD) Projeções de Vendas a Retalho (Mensal) (Ago)
- 11:30 GMT (USD) Vendas a Retalho (Mensal) (Ago)
- 12:15 GMT (USD) Produção Industrial (Mensal) (Ago)