A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro
Os partidos pró-independência ganharam as eleições da Catalunha, mas não é garantido que a região esteja mais próxima da independência
Os partidos pró-separatistas, que querem que a Catalunha se torne independente da Espanha, conquistaram a maioria dos mandatos numa eleição regional, depois de prometerem aos eleitores que a vitória levaria, dentro de 18 meses, a uma separação de Espanha. Porém, não conquistaram a maioria dos votos, o que dá perspetivas incertas sobre os resultados de um eventual referendo. Os tribunais espanhóis estão decididos a bloquear qualquer potencial tentativa de separação; contudo ainda não está claro como tal divisão teria eventualmente lugar.
Barack Obama e Vladimir Putin vão falar na ONU sobre a Síria
O presidente russo vai discursar na ONU pela primeira vez em dez anos, após a publicação de imagens de satélite que sugerem que a Rússia está a construir duas bases militares na Síria. Vladimir Putin também se vai reunir com o presidente norte-americano Barack Obama e com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e é esperado que a situação dos conflitos na Síria e na Ucrânia seja discutida.
As marés mais altas de 2015 vão surgir no seguimento do eclipse lunar
Nas primeiras horas desta manhã (GMT), uma superlua e um eclipse lunar coincidiram pela primeira vez em 33 anos. Os meteorologistas esperam que a superlua, que acontece quando a lua está mais próxima da Terra, cause as marés mais altas de 2015 durante os próximos dois dias.
Theo Bronkhorst, o caçador zimbabuense acusado de matar Cecil, o leão, está de volta aos tribunais
Theo Bronkhorst está a enfrentar acusações por não ter evitado uma caça ilegal, onde um turista norte-americano acabou por matar o conhecido leão.
Didi Kuaidi investiu no seu homólogo indiano
O serviço de transporte chinês confirmou que investiu na Ola, juntando-se assim à angariação de fundos da empresa indiana de mais de $500 milhões. O investimento deverá ajudar as duas empresas a lutar contra a Uber, que está em expansão na Ásia. Nenhuma das empresas confirmou o montante investido.
John Boehner atacou o Partido Republicano
O orador republicano, que saiu recentemente da Câmara dos Representantes foi para a rádio onde apontou os membros do seu partido como "falsos profetas", e incitou a que os outros evitem uma paralisação do governo americano relacionada com o orçamento. A renúncia de Boehner, na sexta-feira, surpreendeu toda a gente em Washington, e veio no seguimento de uma grande pressão por parte dos republicanos.
A China anunciou uma ajuda de $2 mil milhões aos países mais pobres
O presidente Xi Jinping declarou a criação de um fundo de desenvolvimento que irá oferecer aos Estados mais pobres do mundo dinheiro e alívio das suas dívidas, antes de um discurso histórico que vai ter lugar hoje na ONU. Xi disse que o objetivo da China é promover a paz através do desenvolvimento, e também ofereceu $2 milhões à Organização Mundial de Saúde.
A França lançou ataques aéreos na Síria
Aviões franceses destruíram um campo de treino do Estado Islâmico, depois de anteriormente terem restringido os seus ataques no Iraque. O presidente François Hollande disse que o campo de treino representava um perigo para a França.
O Papa completou a sua visita aos EUA
O Papa Francisco falou em espanhol para uma audiência em Filadélfia, no sábado, e encontrou-se com vítimas de abuso sexual no domingo, onde ele lamentou que alguns bispos tenham falhado em proteger os jovens, e pediu desculpas perante aqueles que falaram sobre os abusos mas que não foram ouvidos pela igreja.
Calendário económico
- 09:15 GMT (USD) Discurso de Tarullo, membro do FOMC
- 12:30 GMT (USD) Índice Subjacente de Preços PCE (Anual) (Mensal) (Ago)
- 12:30 GMT (USD) Discurso de Dudley, Membro do FOMC
- 12:30 GMT (USD) Despesas Pessoais (Mensal) (Ago)
- 14:00 GMT (USD) Vendas Pendentes de Casas (Mensal) (Ago)