França recorre a Tratado de Lisboa para pedido de ajuda à UE
REUTERS/Stephane de Sakutin/Pool
Página principal Economia, OPEP

A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro

A França utiliza o artigo 42.7 do Tratado de Lisboa

França recorre ao artigo 42.7 do Tratado de Lisboa para fazer um pedido de ajuda formal aos parceiros da União Europeia para enfrentar o Estado Islâmico. É a primeira vez que o artigo é invocado. O artigo enuncia que em caso de “agressão armada” a um Estado, os restantes Estados da União Europeia têm a “obrigação de ajudar o outro e dar assistência por via de todos os meios ao seu dispor”.

Porém o país ainda não recorreu ao artigo 5º da Nato, que, esse sim, obriga à ajuda militar dos restantes aliados. Tal artigo só foi invocado uma vez, depois do 11 de setembro de 2001.

Barack Obama reúne-se com os líderes asiáticos em Manila

O presidente dos EUA e mais uma série de outros líderes irão voar diretamente do encontro do G20 na Turquia para o Encontro de Cooperação Económica da Ásia Pacífico nas Filipinas para discutir segurança, a Parceria Trans-Pacífico, as alterações climáticas e as águas disputadas no Mar do Sul da China.

A Catalunha avança com os planos de secessão

Dias depois de a resolução para a independência ter sido bloqueada pelo tribunal constitucional de Espanha, os deputados catalães reúnem-se em Barcelona para começar o processo de qualquer forma. O parlamento regional deu a si próprio um prazo de 30 dias para escrever uma nova constituição.

O Canadá já tem Apple Pay

Será o terceiro país a ter o serviço de pagamentos móveis da Apple (NASDAQ: AAPL), depois dos EUA e do Reino Unido, que tem sido lentamente introduzido internacionalmente. O lançamento terá lugar sem cooperação dos principais bancos canadianos ou empresas de cartão de crédito.

A Wal-Mart relata ganhos

Um mês depois de avisar para a eventualidade de resultados dececionantes, espera-se que o gigante norte-americano do retalho (NYSE: WMT) declare uma queda de 1% em receitas para uns meros $118 mil milhões. As ações estão no valor mínimo dos últimos três anos.

Alguns estados norte-americanos fecham as suas portas aos sírios

Pelo menos uma dúzia de Estados, incluindo Michigan, Alabama e Texas afirmaram que não iriam aceitar refugiados do país em guerra no rescaldo dos ataques de Paris, apesar de não ter sido definitivamente comprovado que haviam sírios entre os autores dos atentados em França. O presidente Obama rejeitou a ideia de que os refugiados deviam fazer testes de religião.

A Grécia resolve impasse com os credores

O ministro das finanças Euclid Tsakalotos conseguiu resolver desavenças com o Eurogrupo em relação a proteções dos proprietários de imóveis e temas relacionados com as pensões, permitindo à Grécia aceder a uma tranche de 12 mil milhões de euros. A maior parte dessa tranche será gasta a recapitalizar os bancos.

A Liberty Global concordou em comprar a Cable & Wireless

A empresa de telecomunicações (NASDAQ: LBTYA) baseada em Londres irá pagar 3500 milhões de libras esterlinas pela sua contraparte focada nas Américas, num esforço para expandir em direção à América Latina.

A Pandora comprou a tecnologia da Rdio

O serviço de streaming de música concordou em pagar $75 milhões pela tecnologia que lhe permitirá criar um leque de planos pagos para uma biblioteca de música on-demand. A Pandora não irá comprar o negócio da Rdio, mas espera que a tecnologia adquirida a ajude a combater a concorrência apresentada pelo Apple Music e pelo Spotify.

Os acionistas reticentes em relação à aquisição por parte da Urban Outifitters

A empresa de vestuários (NASDAQ: URBN) dos EUA anunciou ter comprado uma parcela de uma cadeia de pizzarias, como parte de um plano para transformar a sua estratégia de retalho e compensar o declínio nas vendas em lojas. Os investidores estão céticos e o preço das ações caiu 12% ao final do dia.

Calendário econômico

  • 09:30 GMT (GBP) IPC (Anual) (Mensal) (Out)
  • 09:30 GMT (GBP) Índice de Preços Retalhistas (RPI) (Mensal) (Out)
  • 10:00 GMT (EUR) Indicador ZEW das Condições Correntes - Alemanha (Nov)
  • 10:00 GMT (EUR) Índice de Sentimento Económico (ZEW) - Alemanha (Nov)
  • 10:00 GMT (EUR) Índice ZEW de Sentimento Económico
  • 13:30 GMT (USD) IPC Subjacente (Mensal) (Out)
  • 13:30 GMT (USD) IPC (Mensal) (Out)
  • 14:00 GMT (NZD) Índice de preços do GlobalDairy Trade
  • 14:15 GMT (USD) Produção Industrial (Mensal) (Out)
  • 17:35 GMT (USD) Discurso de Powell, membro do FOMC
  • 20:30 GMT (USD) Discurso de Tarullo, membro do FOMC
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar