A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro
A Turquia considerará o uso dos S-400 russos contra os seus aviões na Síria um ato de agressão
O Presidente da Turquia informou que se um avião de combate turco for abatido no espaço aéreo da Síria pelo sistema antiaéreo S-400, que a Rússia recentemente deslocou para a Síria, Ancara vai considerar tal como sendo um ato de agressão. Na entrevista à CNN Recep Tayyip Erdogan disse:
"Um ataque à aviação turca pelo complexo S-400 no espaço aéreo sírio será, sem dúvida, considerado um ato de agressão contra a nossa soberania e uma violação do nosso direito de defender esta soberania".
Num trecho da entrevista à CNN publicado anteriormente, Erdogan declarou que a Turquia não pretende pedir desculpas pelo abate do avião russo. Além disso, Erdogan realçou que a Turquia poderia ter reagido de uma maneira diferente se soubesse que o avião pertencia à Rússia. Putin chamou às palavras do presidente turco "rídiculas e uma desculpa esfarrapada".
A França e a Rússia começaram a cooperar na guerra contra o Estado Islâmico
Depois de conversações entre os presidentes François Hollande e Vladimir Putin, ambos os países concordaram em partilhar informações e coordenar ataques contra o grupo.
David Cameron argumenta a favor dos bombardeamentos na Síria
O primeiro-ministro britânico irá argumentar que o Reino Unido tem de atacar o Estado Islâmico ns estrangeiro de modo a impedir o terrorismo “aqui no Reino Unido”.
Hoje é dia da famosa Black Friday (sexta-feira negra) para os consumidores dos EUA
Espera-se que as multidões sejam mais pequenas que no ano anterior, à medida que mias pessoas dirigem-se às lojas mais cedo ou optam por fazer compras online.
Protestantes marcham em Chicago contra a brutalidade da polícia
Os organizadores, incluindo o reverendo Jesse Jackson, diz que eles esperam mudar o foco das compras este ano. Os protestos têm-se sucedido em Chicago devido à polícia ter morto um rapaz desarmado de 17 anos.
A LG anunciou um grande investimento numa fábrica de ecrãs
A fabricante sul-coreana que é também fornecedora da Apple afirmou que irá gastar mais de 10 biliões de wons ($8,7 mil milhões) para aumentar a produção de ecrãs OLED, que são mais finos e têm mais eficiência energética que as atuais versões LCD.
A Merck tenta vender uma unidade de alergias
A empresa farmacêutica alemã (NYSE: MRK) espera conseguir 600 milhões de euros com a venda da Allergopharma, de acordo com a Bloomberg. Isso seria usado para reduzir a dívida decorrente da aquisição da Sigma-Aldrich, uma empresa de biotecnologia norte-americana.
O Brasil publica os seus delicados dados da inflação
É esperado que os preços tenham subido novamente em novembro à medida que o país luta por conseguir equilibrar a subida dos custos com a deflação.
O sentimento dos consumidores britânicos atingiu o valor mínimo dos últimos 6 meses
O indicador mensal GfK caiu para 1 em novembro, quando se encontrava em 2 em outubro. As expectativas eram que se mantivesse inalterado. A inflação é baixa e os salários têm aumentado no país, mas a GfK sugere que a causa para a descida está na conjuntura internacional.
O apoio global para o combate às alterações climáticas está a diminuir
Só em quatro países, entre vinte inquiridos, é que a maioria dos respondentes afirmou favorecer objetivos climáticos “ambiciosos”, de acordo com uma sondagem da BBC. Esse é um número mais baixo do que os oito de 2009. Menos de metade dos respondentes pensa que as alterações climáticas sejam um assunto “muito sério”, enquanto em 2009 havia dois terços dos respondentes a subscrever essa afirmação.
Mensagens ambíguas vindas da economia do Japão
O desemprego caiu para 3,1% em outubro, o valor mínimo dos últimos 20 anos, mas os gastos das famílias caíram 2,4% em comparação ao ano anterior, muito menos do que o esperado.
A Coreia do Sul multa a Volkswagen devido ao escândalo de emissões
O país multa a empresa (ETR: VOW3) em 14,1 mil milhões de wons ($12 milhões) e ordena que 125.000 carros a diesel, incluindo alguns da marca Audi, sejam substituídos. O ministério do ambiente do país afirma que irá continuar a investigar outros modelos.
Adele bate um novo recorde de vendas de um disco na primeira semana
A cantora britânica vendeu pelo menos 2,8 milhões de cópias do seu álbum, 25, nos primeiros cinco dias após o seu lançamento, de acordo com a Nielsen Music. Adele, que não colocou o disco nos serviços de streaming, vendeu 1,5 milhões de cópias digitais.
Calendário econômico
- 09:30 GMT (GBP) Investimento das Empresas (Trimestral) (3º Trimestre)
- 09:30 GMT (GBP) PIB (Anual) (3º Trimestre)
- 10:25 GMT (EUR) Leilão Italiano BTP a 10 anos
- 12:00 GMT (EUR) Índice GfK do Clima de Consumo - Alemanha (Dez)
- 13:30 GMT (CAD) Índice de Preços de Matérias-Primas (RMPI) (Mensal) (Out)