Escola na Itália proíbe comemorações de Natal
REUTERS/Alkis Konstantinidis
Página principal Economia

A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro

Estala a polémica na Itália

O diretor de um colégio na Itália proibiu o concerto de Natal. O alegado motivo foi não ofender os alunos de outras culturas e religiões. A decisão está a gerar uma forte polémica, e até o primeiro-ministro italiano já criticou a decisão. O diretor afirma que no passado houve “um concerto de Natal em que os pais de algumas crianças insistiram que houvesse canções de Natal e as crianças muçulmanas não cantaram. Ficaram lá, totalmente rígidas. Não é bom ver uma criança não cantar ou, pior ainda, ser chamada pelos pais para fora do palco”.

Começa a conferência de Paris sobre as alterações climáticas

O encontro, que envolve cerca de 200 países, é feito com o objetivo de conseguir um acordo global que reduza as emissões de dióxido de carbono e limite as alterações de temperatura. O encontro terá lugar até 11 de dezembro.

Dezenas de milhares de pessoas marcham por todo o mundo para assinalar a urgência de inverter as alterações climáticas. 50.000 pessoas marcharam em Londres e 20.000 marcharam em Madrid e Roma, antes do início da conferência das alterações climáticas em Paris. Centenas foram detidos em Paris, enquanto 10.000 outros doaram sapatos para um protesto simbólico.

O yuan chinês será aprovado

Espera-se que o FMI aprove a inclusão da moeda no seu cabaz de divisas DES (Direitos Especiais de Saque). É a primeira grande adição ao cabaz desde o euro, e representa uma vitória simbólica para a China. Mas há ainda um longo caminho a percorrer para que o yuan se torne uma verdadeira moeda de reserva global.

Discute-se o futuro da Reserva Federal dos EUA como autoridade de empréstimos de emergência

A Fed irá organizar um encontro aberto para discutir a sua habilidade de levar a cabo medidas de emergência para estabilizar o sistema financeiro. Críticos acusam a Fed de ter ultrapassado os seus limites durante a crise financeira global de 2008.

A Rússia atinge a Turquia com sanções...

As novas regras proíbem a extensão de contratos de trabalho com turcos na Rússia a partir de um de janeiro, e incluem também a proibição de importação de alguns produtos turcos. Tal surge como retaliação do abate do avião russo pela força aérea turca. Também será procedido ao fim dos voos diretos entre os dois países.

… Enquanto a Europa chega a acordo com a Turquia sobre a situação dos migrantes

A União Europeia irá dar à Turquia $3 mil milhões e reiniciar as conversações sobre a adesão do país ao bloco económico, como recompensa por impedir a Síria e outros migrantes de entrarem na Europa.

A AB InBev está a considerar a venda da Peroni e da Grolsch

A empresa de cervejas AB InBev (NYSE: BUD) está a considerar vender duas marcas europeias de modo a conseguir a aprovação regulamentar da compra da SABMiller, de acordo com o Sunday Times. A venda das marcas, correntemente detidas pela SABMiller, poderia conseguir angariar milhares de milhões de dólares.

Bill Gates e amigos formam um grupo anti-alterações climáticas

A Breakthrough Energy Coalition (Coligação de Energia Avançada) é formada por cerca de duas dúzias de multimilionários influentes, e irá investir uma quantia não especificada em tecnologia de energias limpas. Ambiciona acelerar o desenvolvimento tecnológico assim como obter lucros.

O Burkina Faso foi a eleições

5 milhões de pessoas poderiam exercer direito de voto na primeira eleição após Blaise Compaore deixar o poder depois de 30 anos ao comando do país. Os resultados só serão anunciados passados alguns dias, mas os observadores internacionais afirmam que as votações de domingo ocorreram sem incidentes.

Wladimir Klitschko terminou o seu reinado de nove anos e meio como campeão de boxe de pesos pesados

Ele foi derrotado por Tyson Fury, que ganhou vários títulos de campeão de pesos pesados e que proporcionou a Klitschko a sua primeira derrota em 11 anos.

O Papa Francisco comenta a violência entre cristãos e muçulmanos

O pontífice irá falar numa mesquita em Bangui, a capital da República Centro-Africana, para encorajar o diálogo entre seguidores de ambas as religiões. A mesquita está numa parte da cidade conhecida pela violência sectária.

Calendário econômico

  • 10:00 GMT (EUR) IPC - Itália (Mensal) (Nov)
  • 13:00 GMT (EUR) IPC - Alemanha (Mensal) (Nov)
  • 13:30 GMT (CAD) Balança Corrente (3º Trimestre)
  • 14:45 GMT (USD) PMI de Chicago (Nov)
  • 15:00 GMT (USD) Vendas Pendentes de Casas (Mensal) (Out)
  • 20:30 GMT (GBP) GBP - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
  • 20:30 GMT (USD) Petróleo, Ouro, S&P 500 - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
  • 20:30 GMT (AUD) AUD- Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
  • 20:30 GMT (JPY) JPY - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
  • 20:30 GMT (EUR) EUR - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
Por favor, descreva o erro
Fechar