Ueslei Marcelino/REUTERS
Página principal Economia, Brasil

Verificam-se sinais de otimismo na maior economia da América Latina

Economistas brasileiros reduziram a sua previsão de inflação para 2016 pela primeira vez em sete semanas na medida em que preveem uma moeda mais forte este ano – e no próximo ano também. Estimam que os preços ao consumidor desçam para 7,27% este ano, do atual nível de 9,32%, de acordo com uma pesquisa do banco central conduzida no final da semana passada. Também reduziram a sua perspetiva quanto à inflação para 2017, pela primeira vez desde meados de maio, para 5,43%. Preveem que o real termine o ano em 3,46 dólares norte-americanos (face a uma estimativa de 3,6 na semana anterior).

Verificam-se sinais de otimismo na maior economia da América Latina, incluindo ao nível da confiança empresarial – um importante indicador para o investimento – para o nível mais alto desde 2014. Tal decorre da crença de que o ministro das Finanças, Henrique Meirelles, irá criar políticas capazes de endireitar a economia – que está há dois anos envolta em recessão.

O real brasileiro ganhou 12% em junho, o maior aumento das 31 principais moedas seguidas pela Bloomberg. Os economistas do banco central também aumentaram a sua previsão quanto ao real para o final de 2017, para 3,7 por dólar norte-americano (de 3,8 na semana anterior).

Os analistas preveem que a economia brasileira contraia 3,35% este ano, contra uma anterior previsão de uma recessão de 3,44%.

Ações subiram para nível mais alto em oito semanas

Em simultâneo, o Ibovespa avançou para o seu nível mais alto em oito semanas com os ganhos com os metais a elevarem a Vale SA, empresa mineira, e a Cia. Siderúrgica Nacional SA, empresa de siderurgia.

A Vale, entre as ações mais fortemente ponderadas no índice de referência do Brasil, subiu com o minério de ferro. A CPFL Energia SA, fornecedora de energia, subiu para o máximo em sete anos depois da State Grid Corp. of China ter concordado com a aquisição da participação de 23% da Camargo Correa SA na empresa.

A melhoria das perspetivas no Brasil tem encorajado os investidores comprando ações do país – enquanto esperam que Michel Temer, presidente interino, restaure o crescimento. O Ibovespa ganhou 48% este ano, em termos de dólares, o melhor desempenho entre mais de 90 medidores de ações monitorizados pela Bloomberg – com a especulação de que o país está prestes a recuperar da sua pior recessão em um século.

De acordo com Paulo Henrique Amantea, analista na Guide Investimentos:

“Está prevalecendo o otimismo quanto às perspetivas para o mercado local. (...) São muitas as boas notícias para o mercado e as empresas.”

Leia também:
Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.