Reino Unido já não faz parte das cinco maiores economias do mundo
Página principal Economia

O Reino Unido perdeu o seu lugar no top 5 das maiores economias do mundo

Philip Hammond, ministro das Finanças do Reino Unido, avançou ontem – no meio de uma série de declarações destacando a força e vitalidade da economia britânica – que o país caiu para o sexto lugar das maiores economias do mundo pela primeira vez desde 2013, cedendo a posição a França.

Os restantes quatro países compondo o top cinco são, segundo dados do FMI, os EUA (PIB de 19,4 trilhões de dólares), a China (11,9 trilhões de dólares), o Japão (4,9 trilhões de dólares) e a Alemanha (3,7 trilhões de dólares). Em comparação: França (2,575 trilhões de dólares) e Reino Unido (2,565 trilhões de dólares).

“Londres é o centro dos serviços financeiros internacionais. Temos algumas das maiores empresas do mundo – e uma posição dominante em uma série de indústrias tecnológicas e digitais que irão formar a espinha dorsal da economia global do futuro.” – Avançou o ministro.

No entanto, também admitiu:

“O Reino Unido é a sexta maior economia do mundo.”

Há várias formas de medir a dimensão de uma economia. De acordo com dados de 2016 do Banco Mundial, o Reino Unido ultrapassou facilmente França ao nível do Produto Interno Bruto. No entanto, de acordo com previsões do FMI para 2017, França ultrapassou o Reino Unido.

Entretanto, o Tesouro do Reino Unido também reduziu dramaticamente as suas previsões de crescimento para 2017 e 2018. O Office for Budget Responsibility avançou que vê a economia crescendo apenas 1,5% este ano e 1,4% no próximo ano, frente a previsões anteriores de 2% e 1,6% respetivamente.

Fonte: Independent

Por favor, descreva o erro
Fechar