Mostramos-lhe um mapa que revela qual a maior nacionalidade a viver em cada país europeu logo a seguir à nacionalidade nativa. Há algumas surpresas.
O mapa abaixo mostra a bandeira da segunda maior nacionalidade, por país de origem, a viver em cada país europeu. Consequentemente o mapa pode incluir cidadãos e aqueles que se mudaram temporariamente para trabalhar. No entanto, existem muitas surpresas, tais como:
- A Irlanda já não é a maior fonte de imigrantes nascidos no estrangeiro do Reino Unido. Desde 2011, a Irlanda caiu para quarto lugar, atrás da Índia, Polónia e Paquistão.
- Nem a República Checa nem a Eslováquia são o segundo maior grupo em termos de nacionalidade em cada um destes dois países, apesar de tanto um como o outro serem estados sucessores da Checoslováquia
- Apesar de ambos serem compostos principalmente por etnia albanesa, tal não faz com que o Kosovo e a Albânia sejam o segundo maior grupo um do outro.
- Os polacos são a segunda maior nacionalidade na Irlanda, Islândia, Noruega e Lituânia.
- Os turcos constituem a segunda maior nacionalidade não só da Alemanha, mas também na Holanda, Dinamarca, Áustria e Bulgária.
- Apesar de quase não ser visível no mapa, os residentes nascidos em Portugal são a segunda maior nacionalidade no Luxemburgo, enquanto os brasileiros são a segunda maior nacionalidade em Portugal.
- O impacto da antiga USRR ainda pode ser sentido, tendo em conta que os russos são a segunda maior nacionalidade na Estónia, Letónia, Bielorrússia e Ucrânia. Por outro lado, na Rússia são os ucranianos a ocupar este segundo lugar.
- De forma semelhante os sérvios são a segunda maior nacionalidade em 4 dos 7 Estados sucessores da Jugoslávia (Eslovénia, Croácia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro) e ainda assim os húngaros são a segunda maior nacionalidade na Sérvia.
- Finalmente, a segunda maior nacionalidade em Espanha, Itália e Hungria é a romena e não a chadiana (a bandeira da Roménia é praticamente igual à bandeira do Chade).
Controversamente, o autor do mapa decidiu incluir o Curdistão como uma nação aparte. E declara que: “Tive um dilema com a Turquia porque apesar do Curdistão não ser um país, os curdos (que não se consideram turcos) são de longe a segunda nacionalidade na Turquia, e seria enganoso sugerir o contrário."
Finalmente, porque sei que alguém o irá mencionar, o Reino Unido é tratado como um único país no mapa acima de acordo com os Países da Organização Internacional para Padronização. Nenhum dos 4 países constituintes do Reino Unido é um Estado Soberano, logo não deve ser mencionado pelas partes que o constituem.