Página principal Infografia

Será que o petróleo que usamos hoje em dia vem dos restos mortais dos dinossauros? Não, mas a resposta verdadeira também é bastante interessante

A teoria mais aceita atualmente é que as reservas de petróleo provêm de matéria orgânica que existiu há milhões de anos, muito antes dos dinossauros povoarem a terra. Há cerca de 300 milhões de anos atrás, estas matérias orgânicas mortas, tais como o zooplâncton e algas, desenvolveram-se no fundo dos lagos e oceanos em condições em que não podiam decompor-se. Mais tarde, a matéria orgânica desenvolveu-se para querogênio – que, eventualmente devido ao calor e à pressão, acabou se transformando em petróleo.

A infografia que se segue explica como se forma o petróleo, ao mesmo tempo que aborda algumas das utilizações mais comuns desta matéria-prima e parte da sua história. Também menciona uma teoria alternativa ao redor da formação do petróleo que iremos abordar com mais detalhe a seguir.

Como se forma o petróleo – uma teoria alternativa?

Apesar da teoria supramencionada sobre a matéria orgânica fossilizada explicar a grande maioria das reservas de petróleo que existem no planeta Terra, há ainda uma outra teoria sobre como o petróleo é formado (esta teoria circula há mais de um século). Se alguma vez se provar esta teoria a mesma irá mudar para sempre a forma como pensamos sobre o mundo e os recursos naturais.

A teoria do petróleo abiótico pressupõe que parte do petróleo da Terra provem de matéria não-orgânica. Por outras palavras, de alguma forma este petróleo teria tido origem em forças naturais existentes bem no fundo do nosso planeta, ou teria sido depositado na crosta por meteoritos. De fato está comprovado que existe hidrocarboneto no espaço, onde não há matéria orgânica. Em 2009, também foi demonstrado que o etano e hidrocarbonetos mais pesados podem ser sintetizados a partir das condições de temperatura e de pressão do manto superior.

O problema desta teoria? Até agora, ainda não foi comprovada a existência de petróleo abiótico na Terra em nenhuma quantidade económica. Também os geólogos focados na exploração petrolífera não foram capazes de fazer qualquer descoberta recorrendo às teorias abióticas, e todos os argumentos ligados a esta teoria foram considerados pseudociência.

Por agora, a teoria abiótica não parece uma aposta muito certa. No entanto, não deixa de ser interessante pensar na mesma.

Como se forma o petróleo?
Por favor, descreva o erro
Fechar