Não é fácil acompanhar todas as mudanças que ocorrem no mercado de criptomoedas. A constante evolução e o volume de informação é impressionante! Assim, de forma a proporcionar uma visão geral — porém, concisa — do mercado de criptomoedas a Invest in Blockchain criou a Tabela Periódica das Criptomoedas, com elementos divididos por nove categorias (descritas de seguida).
Categorias
- Pagamentos (ou apenas «Criptomoedas»): criptomoedas usadas maioritariamente para pagamentos e para armazenamento de valor.
- «Tokens» de plataformas e protocolos: criptomoedas de projetos envolvidos na construção de infraestruturas descentralizadas para câmbio de criptomoedas e para comunicação entre diferentes blockchains.
- Computação, gestão de dados e serviços na nuvem: criptomoedas de projetos relacionados com computação, gestão de dados e serviços na nuvem — incluindo armazenamento de ficheiros e computação na nuvem.
- Outros: criptomoedas associadas a projetos que não se encaixam em nenhuma das outras categorias — como oráculos, plataformas de apostas ou projetos relacionados com Inteligência Artificial.
- Plataformas: criptomoedas relacionadas com plataformas de aplicações descentralizadas e de contratos inteligentes.
- Jogos, media e redes sociais: criptomoedas de projetos relativos às indústrias de jogos, de publicação de conteúdo online e de redes sociais.
- Criptomoedas privadas: criptomoedas com características que tornam as transações com as mesmas anônimas e/ou não-rastreáveis.
- Fintech: criptomoedas associadas a serviços financeiros e/ou tecnológicos.
- Negócios e empresas: criptomoedas relacionadas com plataformas destinadas a ajudar as empresas a melhorar a respetiva eficiência, transparência e segurança, entre outros aspetos.