Finanças – é tão fácil
Página principal Finanças

Os conceitos de financeiros não têm de ser complicados. Só tem que pensar e ver as coisas de um modo mais simples. E divertido.

Volatilidade dos mercados

Pegue todos os dias num milhão de pessoas quaisquer de qualquer parte do mundo. Em certos dias, 51% estará de bom humor, 49% de mau humor. No dia seguinte, muito provavelmente será ao contrário. Noutros dias, por acaso, 8% dessas pessoas poderão estar furiosas sem qualquer razão lógica. É assim que basicamente os mercados funcionam diariamente.

Fundos de cobertura

Provavelmente existem para aí umas cem pessoas que são legitimamente talentosas e podem enfrentar consistentemente os mercados com uma volatilidade abaixo da média. Essas pessoas não vão levar o seu dinheiro. O resto cobra-lhe dez vezes mais nas taxas dos fundos mútuos por metade do desempenho dos fundos de índice, pagam metade do imposto sobre o rendimento aos taxistas e têm o triplo do ego das estrelas de rock. Basicamente, uma conduta entre fundos de pensões públicas e brokers de jatos privados.

Economistas

Imagine um mecânico de automóveis que diz que o seu ar condicionado está arranjado se assumir que sai de lá ar frio. O problema é que o seu carro nem sequer tem ar condicionado. Mas esse pormenor não vai fazer o mecânico mudar de opinião.

Recessões

Todos querem ver o Cristiano Ronaldo a jogar um jogo até ao fim. Só que às vezes ele não o pode fazer. O pobre coitado também acaba por se esgotar. Também precisa de se sentar no banco de vez em quando. Os patrocinadores vão dizer “Não pode ser! Se ele não jogar, não conseguimos fazer dinheiro com ele!”. Até que têm razão, mas só a curto prazo. Toda a gente, seja a equipa, os fãs, os patrocinadores, até o próprio Ronaldo, ficarão muito melhor a longo prazo se o deixarem descansar de vez em quando. Ele precisa de descansar o seu joelho cansado e aprender com os erros cometidos no último quarto de hora. Não se preocupe que ele volta.

IPOs

Está um novo filme a ser exibido nos cinemas que parece ser espetacular. Pode ir vê-lo na noite de estreia, mas é provável que as filas para entrar sejam enormes. Ou pode esperar algumas semanas, ver o mesmo filme sem multidões e ter a oportunidade de escolher um lugar melhor na sala. Experimente.

Dividendos e ganhos de capital

Os dividendos correspondem ao seu salário anual – estável e regular, e deve considerá-lo uma grande parte do seu pagamento global. Os ganhos de capital são o seu subsídio de Natal – chorudo nalguns anos, inexistente noutros, e ninguém vai ficar a sentir-se mal em relação a si quando é volátil.

Comentadores

Pessoas que professam ter conhecimento de coisas que não podem ser do conhecimento geral. É a combinação da técnica de um ator, com o ridículo de um comediante, a fé convincente de um padre e a credibilidade de um político.

Margens de segurança

Imagine que está a construir uma ponte pedestre. Pode projetar o peso máximo que ela consegue aguentar. O peso máximo que você já teve em toda a sua vida foi 75 quilos. Um engenheiro diz: “Vamos construí-la para aguentar até 76 quilos.” Você acha isso uma loucura e protesta dizendo que ela devia ser construída de forma a conseguir aguentar até pelo menos 114 quilos. O engenheiro não percebe. Passado algum tempo, você apanha uma doença estranha e ganha mais 23 quilos. Finalmente, o engenheiro percebe.

Dados económicos

Idealmente, teríamos durante 500 anos dados irrepreensivelmente perfeitos. Na realidade, por uns 50 anos iremos ter uns dados assim… mais ou menos. Se tivéssemos o anterior, aprenderíamos que a maioria do que aprendemos com o último cenário está errado e incompleto.

Paciência e investimento

Um tipo apanha uvas de uma vinha, esmaga-as entre as mãos, escorre o sumo para um copo e exclama: “Este vinho não presta”. Alguém explica-lhe que primeiro é preciso deixar o vinho envelhecer. Uma hora mais tarde, ele diz-lhe que continua a não saber a vinho e acaba por dá-lo ao amigo. Este guarda-o na sua cave durante 20 anos, e fica com o melhor vinho que alguma vez provou.

Investimento a longo prazo

O seu “eu” passado trabalhou no duro, enquanto o seu “eu” presente não faz nada, e por isso o seu “eu” futuro estará ainda melhor.

Juros compostos

Pequenos escravos que trabalham para si enquanto dorme e reproduzem-se que nem coelhos.

Padrões gráficos

Uma cartomante a usar o Paint.

Bolhas financeiras

As multidões perdem a cabeça a cada 10 anos. Mais tarde, engana-se a si próprio dizendo que nos próximos 10 isso não acontecerá.

Tendências altistas

A maioria das empresas, dos CEOs, dos consumidores e dos países acorda de manhã e espera fazer sempre um pouco melhor e fazer do mundo um lugar melhor. O aumento do preço das ações com o tempo reflete o seu progresso.

Tendências baixistas

Às vezes exageram. Não é nada de especial. Tudo o que vive e respira precisa de um descanso de vez em quando. Deixe-o descansar por um bocado e espere até que volte a “entrar em campo”.

Pessoas que discordam consigo

Um português diz que faz frio no inverno. Um brasileiro discorda e diz que no inverno faz calor. Os dois demoram um bocado a perceber que ambos estão corretos tendo em conta as experiências da vida de cada um. Acabam por chamar “idiota” um ao outro na secção de comentários de um artigo de notícias que nada tem a ver com o estado do tempo.

Interseção de política com o investimento

Quanto menos melhor.

Por favor, descreva o erro
Fechar