Página principal Finanças
  • Sumário:
  • Shake Shack entrou em bolsa sexta-feira com uma avaliação de 675 milhões de dólares.
  • Empresa planeia crescer 6x durante os próximos anos.
  • Rácio PE é elevado, mas o retorno a longo termo apresenta boas perspetivas.

A Shake Shack (Pendente: SHAK) começou a sua vida como empresa púbica na sexta-feira, e a procura por ações é tanta ou maior que a procura pelos seus hambúrgueres. O que os investidores têm agora em mente é saber se a avaliação feita à empresa é justa ou se não vale a pena perderem tempo na fila.

Com um valor estimado de 675 milhões de dólares, utilizando o limite superior da avaliação, a empresa avalia-se em 10,73 milhões de dólares por loja (existem 63), e com um PE acima de 50. Comparada com a The Habit (NASDAQ: HABT) PE de 1,15, a El Pollo Loco (NASDAQ: LOCO) com 40,89 ou a Chipotle (NYSE: CMG) com IPO PE de 44,5, esta avaliação soa um pouco rica. Contudo, devemos avaliar o futuro crescimento para determinar se este preço é justificado.

De acordo com o prospeto da IPO, a Shake Shack espera crescer com 10 novas localizações domésticas por ano, até atingir a meta de 450 restaurantes. Isto será um total de seis vezes mais lojas do que aquelas que existem neste momento, e nem sequer inclui a expansão internacional. Como termo de comparação, a Chipotle tinha 450 lojas quando entrou em bolsa em 2006, e agora tem mais de 1600, oito anos depois. Se a Shake Shack cumprir com as suas projeções de crescimento doméstico, a empresa terá mais 90 lojas nos EUA durante o mesmo período de tempo, somando-se ainda a expansão internacional. E enquato a taxa de crescimento da Shake Shack será similar à da Chipotle, em comparação a Shake Shack ganha mais do dobro da receita por loja.

Para isto, muito contribui o fato de, como se pode ler no seu prospeto:

“Shake Shack faz parte do mercado de hambúrgueres da indústria de restauração, que é o maior segmento de restaurantes nos Estados Unidos com mais de 72 mil milhões de dólares em 2013, de acordo com a Technomic Inc. Estima-se que a indústria de hambúrgueres tenha o dobro do tamanho do mercado das pizas, que constitui a segunda maior categoria.”

Nesse mercado, “fast casual” (onde a Shake Shack se inclui) é o setor que regista o crescimento mais rápido.

Existem algumas diferenças que tornam este cenário um pouco menos “cor-de-rosa” para a Shake Shack, sendo a propriedade a mais importante. Sexta-feira a Shake Shack está a oferecer 44,5% da empresa, mas estas ações dão controlo de apenas 14,1% dos direitos de voto. O restante irá permanecer nas mãos dos investidores, constituídos numa LLC. Outra potencial preocupação é que a geografia tem um papel significante no desempenho de uma loja. As lojas situadas em Manhattan ganham mais do dobro da receita e, em média, mais 10% de lucro que as restantes lojas domésticas.

Então, que tudo isto significa? Será a Shake Shack uma IPO que queira ter? Sim, é. A SHAK é uma marca muito apreciada no melhor segmento do maior mercado de restauração, e tem um perfil similar ou melhor que uma empresa que deu aos seus investidores quase 1600% durante os oito anos desde a sua entrada em bolsa. É verdade que os direitos de voto poderão ser uma preocupação a longo prazo e os lucros fora de Manhattan, onde a empresa irá explorar o seu crescimento, são mais reduzidos.

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.