Casa de câmbio de bitcoin desaparece com 254 milhões de libras
Página principal Finanças

Muitas vezes as casas de câmbio de bitcoin estão associadas a esquemas sofisticados de desvio de bitcoins. Porém, uma casa de câmbio de Hong Kong fez os seus investidores perderem milhões através de um esquema bem tradicional. Quando investir em bitcoin preocupe-se em encontrar uma casa de câmbio fiável.

Uma casa de câmbio de bitcoin, sedeada em Hong Kong, fechou as suas portas e, alegadamente, desapareceu com 254 milhões de libras (341 milhões de euros) pertencentes a fundos de investidores, de acordo com a CoinDesk.

A MyCoin ofereceu aos seus clientes a possibilidade de investir num contrato que iria providenciar ganhos de 1 milhão de dólares de Hong Kong (113 mil euros) em troca de um investimento de 400 mil dólares (45 mil euros). Segundo noticia o South China Morning Post, este investimento oferecia ainda prémios adicionais, como viaturas Mercedes-Benz ou somas em dinheiro, caso os investidores recrutassem novos investidores.

Existem agora suspeitas que a MyCoin estivesse a operar um esquema em pirâmide, e que pagaria aos clientes iniciais o retorno dos seus investimentos para criar a ilusão que a companhia estaria a ter enormes retornos. Uma cliente revelou ao South China Morning Post:

“Disseram-me que por pessoas das camadas superiores que poderiam reaver o nosso dinheiro se conseguíssemos encontrar novos clientes.”

O site Tech in Asia já está a rotular a MyCoin como um “esquema em pirâmide” e uma “fraude”.

Os escritórios da empresa têm estado fechados há mais de um mês para alegada renovação, e agora receia-se que os fundos tenham desaparecido de vez. Os clientes não têm qualquer registo escrito dos seus investimentos, aparte das contas de utilizador no site, o que irá dificultar uma potencial investigação criminal. Existem relatos de clientes que contraíram hipotecas para conseguirem investir somas de 50 milhões de dólares (5,6 milhões de euros).

A história atribulada do câmbio de Bitcoin

A história da bitcoin tem sido pontuada por fraudes e câmbios falhados. A casa japonesa Mt. Gox encerrou no início de 2014 com cerca de 450 milhões de dólares em bitcoin (à taxa de câmbio da altura) desaparecidos. Mais recentemente, hackers roubaram cinco milhões de dólares da casa de câmbio britânica BitStamp.

Ainda assim, tal como referiu o empresário de Hong Kong Aurélian Menant, especialista em bitcoin, o caso da MyCoin é mais parecido com as fraudes tradicionais do que com os sofisticados esquemas de roubo de bitcoins.

“A MyCoin estava a oferecer aos seus clientes a possibilidade de investir em contratos e prometia lucros anuais de 300 porcento”, explicou Menant. “Este é um caso básico de esquema de Ponzi, exatamente igual ao que Madoff fez durante anos nos Estados Unidos, com investimentos tradicionais… os investidores deviam comprarem ações e receberem um parte proporcional dos lucros”, conclui.

O valor de 341 milhões de euros foi calculado pelo South China Morning Post, baseado numa declaração da MyCoin. A empresa revelou anteriormente que tinha cerca de três mil clientes, que tinham investido uma média de um milhão de dólares de Hong Kong.

Por favor, descreva o erro
Fechar