Muito alarido se tem feito à volta do novo dispositivo da Apple. Mas a pergunta chave é: será o Apple Watch lucrativo? Nós apresentamos-lhe o cenário mais provável.
A Apple (NASDAQ: Apple [AAPL]) está a desafiar a indústria de relógios com a nova coleção de smartwatches Apple Watch. Já tem havido muita especulação sobre se os novos dispositivos serão populares ou não.
Os produtos entram num campo com muitas outras startups como a Pebble e com grandes jogadores já existentes, tais como a Samsung (OTC: SSNLF). A Google (NASDAQ: Alphabet Class C [GOOG]) (NASDAQ: Alphabet Class A [GOOGL]) criou um kit de ferramentas para o seu sistema operacional Android. O investidor quer saber várias coisas:
- Quantos serão vendidos?
- Qual será o modelo de distribuição?
- Qual é a margem de lucro?
A primeira é impossível de prever. Há muitas estimativas a flutuar nos media, desde um fracasso total até qualquer coisa entre as 8 e 41 milhões de unidades para este ano. O Wall Street Journal Digits informa que a Apple estava a fabricar entre 5 e 6 milhões de relógios apenas para o lançamento.
Mas para chegar às receitas, é preciso também conhecer a distribuição dos vários modelos do Apple Watch uma vez que os preços variam enormemente.
As margens de lucro são todas importantes, pois determinam a linha do fundo. As margens dos modelos Gold Edition são de particular interesse, porque espera-se que sejam muito altas – alguns dizem que até 90%. Iremos avaliar esta margem num artigo futuro.
Colecções
O Apple Watch vem em três coleções.
- O de preço mais baixo - o Sport anodizado de alumínio;
- O Apple Watch de aço inoxidável;
- A Gold Edition Collection em ouro de 18k ou ouro-rosa.
Os preços são resumidos a seguir.
Projeções de receitas
Tomei esses preços, e apliquei-os a vários cenários, ou projeções, em que cada cenário é apresentado como percentagem dividida entre as 3 coleções do Apple Watch: o Apple Watch / o Sport / o Edition.
As coleções são divididas nos tamanhos de 42 milímetros e 38 milímetros. Além disso, o preço de venda médio estimado para cada uma delas é aproximado, e estes ASPs (average selling price) podem mudar com diferentes projeções.
Todas as tabelas de projeção são apresentadas no meu blogue. Aqui sumario-as apenas. É dada aqui uma tabela exemplo para o que eu considero uma projeção razoavelmente conservadora: 44% de Apple Watch, 51% Sport, e 5% Edition.
Para cada categoria de relógio (coleção / tamanho) existe uma percentagem estimada do total de unidades vendidas. Estas são consolidadas para a coleção, codificadas por cores.
O preço base e o preço médio de venda são enão obtidos. A projeção é feita através do valor de vendas dessa coleção / tamanho para um total de vendas de relógios de um milhão de unidades. Ou seja, Percentagem * PMV * 1 milhão, como pode ser visto aqui.
Quando estes valores são totalizados, temos a receita total esperada pelas vendas de um milhão de unidades. Deste é calculado o percentual do valor total de cada linha (azul dividido pelo amarelo-claro), e estes são somados para os dois tamanhos de cada coleção (59% para a coleção Edition neste cenário).
Também a partir deste Total, pode ser calculado o PMV coletivo de toda a linha do Apple Watch – na caixa amarela. Finalmente, a partir do PMV podemos facilmente calcular as receitas previstas para um determinado número de unidades vendidas.
Basta escolher um cenário modelo e a sua estimativa do total de vendas, e aqui está a receita total.
Análise
Digno de nota aqui, é também a forma como a receita cresce rapidamente com o aumento das vendas do Edition como uma percentagem das vendas totais. Isto é, claro, o que deve ser esperado, mas ao olhar para os valores reais ainda é um pouco intimidante. O gráfico abaixo mostra a relação.
Conclusão
Pessoalmente, tendo para o modelo conservador – mas a longo prazo. No lançamento, consigo ver os planeadores da Apple a pensar que preferem ficar sem modelos Sport que modelos Edition, e a programarem mais produção do último. Quanto a números, acho que os 24 milhões previstos para o resto do ano civil seria um grande sucesso, e será muito provavelmente.
Comparando-se os modelos conservadores e moderados, a diferença é de apenas 1%, mas a diferença na receita é de 10%. É por isso que a coleção Edition é tão importante para a Apple.