Técnicas de gestão de risco para traders
Página principal Finanças, EXANTE

Projeto especial em colaboração com o corretor Prime EXANTE

A gestão de risco é um pré-requisito essencial, mas muitas vezes esquecido, para alcançar negociações ativas com sucesso. Quais as melhores técnicas para lidar com o risco?

Um investidor que tenha gerado lucros substanciais durante a sua vida pode perder tudo em apenas um ou dois maus negócios se a gestão adequada dos riscos não for aplicada. Este artigo vai discutir algumas estratégias simples que podem ser utilizadas ​​para proteger os seus lucros comerciais.

Planeie Os Seus Negócios

O general chinês Sun Tzu disse a famosa frase: "Todas as batalhas são ganhas antes de serem travadas." A frase implica que o planeamento e estratégia - não as batalhas - ganham guerras. Da mesma forma, os investidores bem-sucedidos geralmente citam a frase: "Planeie o negócio e negoceie o plano." Assim como na guerra, planear o futuro, muitas vezes, pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso.

A stop-loss (S/L) e take-profit (T/P) representam dois pontos-chave em como os investidores podem planear com antecedência quando estão a fazer negócios. Os investidores bem-sucedidos sabem o preço que estão dispostos a pagar e sabem o preço pelo qual estão dispostos a vender, e medem os lucros resultantes contra a probabilidade da ação atingir os seus objetivos. Se o lucro ajustado for alto o suficiente, então eles executam o negócio.

Por outro lado, os investidores sem sucesso entram muitas vezes num negócio sem ter qualquer ideia dos pontos em que podem vender com lucro ou com prejuízo. Como os jogadores numa maré de sorte ou azar, as emoções começam a assumir o controlo e ditam os seus negócios. A derrota normalmente provoca que as pessoas esperem e tenham esperança em recuperar o seu dinheiro, enquanto os lucros por seu lado incitam os investidores a aguardarem imprudentemente por lucros ainda maiores.

Os pontos da Stop-Loss e Take-Profit

Um ponto stop-loss é o preço pelo qual o investidor vai vender uma ação e tomar uma perda sobre o negócio. Muitas vezes isso acontece quando um negócio não corre da forma como o investidor esperava. Os pontos stop-loss são projetados para evitar a mentalidade de " vai voltar" e limitar as perdas antes que elas aumentem. Por exemplo, se uma ação cai abaixo de um nível chave de suporte, os investidores normalmente vão tentar vender essa ação o mais rápido possível.

No outro lado da mesa, um ponto take-profit é o preço pelo qual o investidor vai vender uma ação e ter lucro sobre o negócio. Muitas vezes, isto é, quando os palpites adicionais dos investidores são limitados, devido ao risco. Por exemplo, se uma ação se aproximar de um nível de resistência chave depois de uma grande subida, os investidores podem querer vender antes que um período de consolidação ocorra.

Como Definir Efetivamente Pontos de Stop-Loss

  • Use médias móveis a longo prazo para as ações mais voláteis para reduzir a chance de que um movimento de preço sem sentido possa desencadear a execução de uma ordem stop-loss.
  • Ajuste as médias móveis para que combinem com as faixas de preço-alvo; por exemplo, os alvos mais longos devem usar médias móveis maiores para reduzir o número de sinais gerados.
  • Pare as perdas, elas não devem estar mais perto do que a diferença de 1,5 vezes o nível atual alto-baixo (volatilidade), pois é muito provável que seja executada sem razão.
  • Ajuste o stop-loss de acordo com a volatilidade do mercado; se o preço das ações não está a sofrer muitas alterações, então os pontos de stop-loss podem ser apertados.
  • Utilize os acontecimentos fundamentais, como a publicação de lucros, pois os períodos-chave para estar dentro ou fora de um negócio podem ser afetados pelo surgimento da volatilidade ou da incerteza.

Calcular o Retorno Esperado

A definição dos pontos stop-loss e take-profit também é necessária para calcular o retorno esperado. A importância desse cálculo não pode ser exagerada, uma vez que obriga os investidores a analisar os seus negócios e a racionalizá-los. Assim, dá-lhes uma maneira sistemática para comparar vários negócios e selecionar apenas aqueles que foram os mais rentáveis.

Isto pode ser calculado utilizando a seguinte fórmula:

[(Probabilidade de Ganho) x (Take Profit % de Ganho)] + [(Probabilidade de Perda) x (Stop- Loss % de Perda)]

O resultado deste cálculo é um retorno esperado para o investidor ativo, que, então, vai medir o resultado contra outras oportunidades para determinar quais são as ações que pode negociar. A probabilidade de ganhar ou perder pode ser calculada usando fugas e colapsos históricos dos níveis de suporte ou dos níveis de resistência; ou como dizem os investidores experientes, fazendo um bom palpite.

Conclusão

Os investidores devem sempre saber quando eles planeiam entrar ou sair de um negócio antes de executarem esse mesmo negócio. Utilizando efetivamente as stop-loss, um investidor pode minimizar não apenas as suas perdas, mas também minimizar o número de vezes que um negócio é encerrado desnecessariamente. Faça o seu plano de batalha antes do tempo para que possa saber que já ganhou a guerra.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar