Projeto especial em colaboração com o Corretor Prime EXANTE
Para obter lucro significativo no investimento em opções é fundamental saber sair no momento certo. Quais são os sinais que revelam uma boa oportunidade?
Há pouco tempo falámos sobre o tema "Como funcionam as opções" e também sobre as 10 estratégias fundamentais de investimento em opções.
Comprar opções subvalorizadas (ou até mesmo a compra a um preço justo) é um requisito importante para lucrar com a negociação de opções. Igualmente importante (ou mais importante) é saber quando e como contabilizar os lucros. Existe uma extrema e alta volatilidade observada nos preços das opções o que permite oportunidades de lucro significativas, mas falhar a oportunidade certa para conseguir a opção rentável pode fazê-lo ir de uma posição de elevado potencial de lucros para perdas elevadas. Muitos comerciantes de opções acabam no lado perdedor não porque a sua entrada é incorreta, mas porque eles não conseguem sair no momento certo ou não seguem a estratégia de saída direita.
Desafios práticos nas transações de opções:
- Ao contrário das ações que podem ser guardadas por um período infinito, as opções têm validade. O tempo de negociação é limitado e uma vez perdido, uma oportunidade para negociar pode não voltar durante o curto tempo de vida da opção.
- Estratégias de longo prazo, como " averaging down" (ou seja, a compra repetida de ações a que faz com que o preço geral das ações desça) não são adequadas para as opções, devido à sua vida útil limitada.
- Os requerimentos de margem podem afetar seriamente as necessidades de capital das negociações.
- Os múltiplos fatores para a determinação do preço da opção tornam difícil conseguir um preço favorável. Por exemplo, os movimentos favoráveis das ações subjacentes permitem elevados lucros contudo no caso das opções, outros fatores, como a volatilidade, a deterioração do tempo, ou o pagamento de dividendos, podem corroer estes ganhos de curto prazo.
Devido a estas limitações, torna-se importante estar familiarizado com, e seguir, as estratégias de realização de lucros adequados. Este artigo discute algumas metodologias importantes para como e quando conseguir lucro em negociações de opções.
Trailing Stop
Uma estratégia muito popular para a realização de lucros, igualmente aplicável para a negociação de opções, é a estratégia trailing stop na qual um nível percentual pré-determinado (digamos 5%) é definido para um alvo específico. Por exemplo, suponha que vai comprar 10 contratos de opções a $80 (totalizando $800), com $100, como meta de lucro e $70 como margem de perda. Se a meta de $100 for atingida, a trailing target torna-se $95 (5% inferior). Suponha que a tendência alta continua com o preço a mudar para os $120, o novo trailing stop torna-se $114. Uma outra tendência alta a $150 muda o trailing stop para 142,5 dólares. Agora, se o preço virar e começar a descer a partir dos $150, a opção pode ser vendida por 142,5 dólares.
A Trailing stop loss permite-lhe beneficiar de uma proteção contínua contra ganhos crescentes e fechar a negociação uma vez que a mudança de direção aconteça.
Os Investidores utilizam-na em múltiplas variantes, dependendo da sua estratégia e plano.
- Conforme o preço escala, o nível percentual pode variar (inicialmente 5% em $100 de objetivo pode ser alterado para 4% ou 6% em $120, pela estratégia do comerciante).
- O nível de stop-loss inicial pode ser definido, no mesmo nível de 5% (em vez de definir separadamente $70).
- Também pode ser baseada em movimentos de preços subjacentes, em vez de os preços das opções.
O ponto-chave é o nível de stop-loss que deve ser fixado num montante nem muito pequeno (para evitar os movimentos frequentes) nem muito grande (o que torna o nível inatingível).
Reserva Parcial de Lucros em Alvos Regulares
Os Investidores experientes muitas vezes seguem uma prática de reservar parcialmente os seus lucros uma vez que o valor alvo definido é atingido – digamos que uma posição de quadratura de 30% ou 50%, se o primeiro alvo ($100) for atingido. Oferece dois benefícios para a negociação de opções:
- Uma Reserva Parcial de lucro protege o capital comercial em boa medida, evitando perdas gigantes de capital no caso de uma reversão súbita de preços, o que é frequentemente observado em negociações de opções. No exemplo acima, o investidor pode vender cinco contratos (50%), quando a meta estabelecida de $100 é atingida. Permite-lhe manter $500 de capital (de um capital inicial de $800 a comprar 10 contratos de $80).
- A confortável posição em que se encontra permite-lhe colher o potencial de ganhos futuros. Um alvo atingido de $120 oferece um recibo de $600 ($120 * 5 contratos), trazendo um total de $ 1.100. Outra variante é vender 50% /60% do restante, permitindo espaço para um lucro maior no próximo nível. Digamos que três contratos são fechados em $120 (recibo de $360) e os dois restantes são fechados em $150 (recibo de $300), o valor total da venda será de $1.160 ($500 + $360 + $300).
Reserva Parcial de Lucros em intervalos regulares (A Posição do Comprador)
Semelhante ao cenário referido anteriormente, os lucros parciais são reservados pelos comerciantes em intervalos de tempo regulares com base no tempo restante de expiração, se a posição está no lucro.
As opções são ativos que se deterioram. Uma parcela significativa do prêmio de uma opção consiste no valor deteriorado pelo tempo (um valor intrínseco contabilizado no resto do valor). A maioria dos compradores de opções experientes mantêm um olhar atento sobre o tempo e o valor que deteriora com o tempo e regularmente lutam por posições enquanto uma opção se movimenta na direção de expiração para evitar uma maior perda de valor pela deterioração do tempo, enquanto a posição está no lucro.
Os compradores de uma posição de opção devem estar cientes dos efeitos da deterioração do tempo e devem fechar a posição como uma medida de stop-loss, se entrar no último mês de validade sem clareza sobre uma grande mudança nas avaliações. A deterioração do tempo pode corroer muito dinheiro, mesmo que o preço do ativo subjacente se mexa substancialmente.
Reserva de Lucros com Base em Fatores de Tempo (Posição do Vendedor)
A deterioração do tempo das opções naturalmente corrói a sua valorização, enquanto o tempo passa, com a expiração no último mês a verificar as taxas de corrosão mais altas.
Os vendedores de opções beneficiam da obtenção de bonificações mais elevadas no início devido ao longo tempo de declinação da valorização. Mas isso sucede devido ao custo dos compradores de opções que pagam inicialmente uma alta bonificação, e que continuam a perder enquanto mantêm a posição. Para os vendedores de opção de curto prazo ou short put, o potencial de lucrar é limitado (limitado à bonificação recebida). Ao ter níveis de lucro pré-determinados (o nível estabelecido dos comerciantes são como 30%/50%/70%) é importante obter lucros, pois o limite de capital está em causa para os vendedores de opções. No caso das reversões, o potencial de lucro limitado pode rapidamente tornar-se numa perda ilimitada, com os crescentes requerimentos de capital de limite adicional.
Contabilização Rentável em Aspetos Fundamentais
O mercado de opções ocorre não apenas em indicadores técnicos. Muitos investidores também tomam posições de longo termo com base na análise fundamental de princípios fundamentais, de modo a beneficiar de baixos requisitos de capital.
Por exemplo, assuma que tem um panorama negativo sobre uma ação que o vai levar a uma posição de longo termo com dois anos antes de expirar e que o objetivo é alcançado em nove meses.
Os comerciantes de opções podem avaliar os princípios básicos novamente, e se continuar a ser favorável para a posição existente, o negócio pode ser mantido (após a dedução do resultado do declínio do tempo para as posições de longo termo). Se os fatores desfavoráveis (como o declínio do tempo ou a volatilidade) mostrarem impactos prejudiciais, os lucros devem ser contabilizados (ou as perdas devem ser limitadas).
Averaging Up
Averaging down é uma das piores estratégias a seguir no mercado de opções. Apesar de parecer muito atraente, deve ser evitada. Em vez disso, é melhor fechar a opção na posição atual, em perda, e começar de novo com outra opção e esta tendo um tempo maior antes de expirar. Lembre-se, as opções tem datas de expiração. Após essa data, são inúteis. Calcular a média por défice pode adaptar-se às ações que podem mantidas para sempre, mas não às opções. Pelo contrário, calcular a média por excesso pode ser uma boa estratégia para explorar a obtenção de lucro, desde que haja tempo suficiente até expirar e um panorama favorável para a posição continuar.
Por exemplo, se o objetivo de $100 for alcançado, comprar outros cinco contratos em adição aos 10 comprados anteriormente por $80. O preço médio é agora ((10*80 + 5*100)/15 = $86.67). Se o próximo objetivo de $120 for alcançado, comprar mais três contratos, sendo o preço médio $92.22 para um total de 18 contratos. Se o seguinte objetivo de $150 for atingido, venda os 18 com um lucro de (150-92.22)*18 = $1040. Outras variáveis incluem a compra de mais (digamos três outros a $150) e manter uma noção das perdas (5% ou $142.5).
A Conclusão
O mercado de opções é um jogo incrivelmente volátil. É normal que países como a China estejam a levar o seu tempo para abrir o seu mercado de opções. O mercado de opções, altamente volátil, oferece enormes oportunidades para lucrar, mas tentar fazê-lo sem conhecimentos suficientes, sem claramente determinar as metas de lucro e sem metodologias de limite de perdas levará a fracassos e perdas. Os investidores deveriam testar as suas estratégias exaustivamente nos dados históricos, e entrar no mundo de mercado de opções com dinheiro real e métodos previamente decididos para limitar as perdas e obter lucro.