Página principal Finanças

Os títulos do Tesouro norte-americano são um investimento muito popular por ser considerado como altamente seguro. No entanto esse investimento também tem os seus riscos. Sabe quais?

Os investidores têm estado num momento de compra intensa de obrigações nos últimos anos. A razão principal? Pensar-se que a dívida do Tesouro dos EUA é um dos investimentos mais seguros do mundo.

Mas algumas pessoas de destaque em Wall Street têm recentemente levantado preocupações sobre o quão seguros esses títulos são realmente. Na semana passada, o CEO da JPMorgan Chase (JPM), Jamie Dimon, escreveu na sua carta anual aos acionistas que estava preocupado com a existência de menos ligações prontamente disponíveis no mercado agora que em 2007. Não há simplesmente tantas pessoas a re-vender com dantes.

"Numa crise, toda a gente recorre a títulos do tesouro para se proteger", escreveu ele. "Isto será ainda mais certo na próxima crise. Mas parece-nos que há uma oferta muito reduzida de títulos do tesouro para explorar."

Uma alta demanda e baixa oferta podem levar a grandes movimentos dos preços das obrigações e dos rendimentos num curto período de tempo. Não é isso que a maioria dos investidores de obrigações de pequenos negócios espera quando compra títulos de tesouro.

Mas Dimon não está apenas a falar de uma situação hipotética. Já houve muito mais volatilidade no mercado de títulos do que o que muitos investidores gostariam.

Crise de Outubro

A 15 de Outubro, os rendimentos dos títulos enlouqueceram por nenhuma razão particular. Isto foi mesmo apelidado de flash crash do tesouro.

No início desta semana, Simon Potter, vice-presidente executivo da Reserva Federal de Nova Iorque, referiu-se a esse dia como "incomum" e como uma "ocorrência expressiva num dos mercados mais líquidos do mundo" durante um discurso sobre os títulos do tesouro.

Potter especulou que a automatização da negociação de títulos do Tesouro e a liquidez reduzida podem ter desempenhado um papel nisso e alertou para a "possibilidade dos movimentos de preços intra-dias se tornem mais comuns."

Isso pode ser uma má notícia para os investidores individuais que se foram apropriando de títulos. Os fundos negociados em troca de títulos tornaram-se cada vez mais populares nos últimos anos.

Muitos investidores adotaram ETFs como o índice de mercado Vanguard Total de Bond Fund (BND), o iShares Core US Aggregate Bond Fund (AGG) e o iShares 20+ Year Treasury Bond Fund (TLT), por exemplo.

Então, o que deve fazer se quiser investir mais em títulos com esperança de evitar o risco?

Os títulos do tesouro ainda são, indiscutivelmente, muito mais seguros do que muitos outros títulos, porque os EUA têm um bom rating de crédito, apesar de algumas lutas políticas ocasionais sobre o teto da dívida. Ninguém no seu perfeito juízo pensa que a América vai ter problemas em pagar as suas contas, como a Grécia.

Bolha de títulos? A maioria dos investidores já sabe disso. Isso fez dos investimentos em títulos do tesouro algo que as pessoas em Wall Street gostam de chamar um negócio cheio. Alguns até sugeriram que o mercado de títulos do tesouro é uma bolha.

Mike Gladchun, vice-presidente e trader do grupo de rendimentos fixos da Loomis, Sayles & Company, disse que o aumento do chamado dinheiro de negócios no mercado de títulos poderia acrescentar à volatilidade.

Os investidores em títulos têm sido historicamente menos propensos a entrar em pânico e fazer movimentos drásticos que os que os investidores do mercado de ações muitas vezes fazem. Mas isso pode estar a mudar – especialmente porque ele também acha que a liquidez se deteriorou.

"O mercado de títulos pode não estar tão preparado como há alguns anos", disse ele.

O fator Fed

Há outros riscos no mercado de títulos. A Reserva Federal pode aumentar as taxas de juros em algum momento no final deste ano. Isso não acontece desde 2006. Muitos investidores mais jovens não têm experiência de negociação de títulos quando as taxas de juros estão elevadas pela reserva federal. Normalmente, os investidores vendem títulos e os rendimentos sobem.

Mas os rendimentos de títulos têm-se mantido relativamente baixos. Os investidores podem estar a ignorar o aumento inevitável das taxas e podem pagar o preço mais tarde.

"Há aqui um grande risco. Os investidores que compram títulos do Tesouro podem não entender o que poderia acontecer se as taxas subissem", disse Hank Smith, diretor de investimentos da Haverford Trust.

Esta é uma razão pela qual Smith pensa que investidores conservadores que procuram rendimentos podem dar-se melhor com ações blue chip do que com títulos do governo. Ele realça que os rendimentos de dividendos da McDonald (MCD), Coca-Cola (KO), Johnson & Johnson (J & J) e Procter & Gamble (PG) não só são mais elevados do que a taxa sobre 10 anos de títulos do tesouro – eles também são mais do que os rendimentos sobre alguns dos próprios títulos dessas empresas.

Mas, claro, não existe tal coisa como um investimento completamente seguro. Demasiados investidores de títulos podem estar a esquecer-se disso.

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.