Página principal Finanças

O maior mercado de ações do mundo árabe acabou de abrir as portas aos investidores estrangeiros. Mas onde deve colocar o seu dinheiro?

A Arábia Saudita acabou de abrir o seu mercado de ações aos estrangeiros pela primeira vez, mas quais as ações é que os investidores devem comprar para obter visibilidade no maior país exportador de petróleo do mundo? Aqui ficam cinco empresas que o The Telegraph acredita que a longo prazo irão proporcionar crescimento, com risco limitado e merecedoras de serem acrescentadas a qualquer carteira de mercado emergente.

1. Sabic

A Saudi Basic Industries Corporation (Sabic) é um gigante industrial e um dos maiores produtores de petroquímicos do mundo que são utilizados para se fazer plásticos e uma variedade de produtos desde painéis de instrumentos de carros a tubos de água. A Sabic é a melhor aposta em termos de crescimento global já que o apetite por petroquímicos tem vindo a crescer com a procura industrial. Se bem que tem algum risco. A queda dos preços do petróleo e a ascensão do gás de xisto nos EUA debilitaram de certo modo a sua vantagem competitiva. Para a maioria da população do Reino Unido, a Sabic conhecida por ser um dos principais fornecedores para a fabricante de brinquedos Lego e como a proprietária de umas grandes instalações em Teesside.

2. Samba

O Samba Financial Group é um dos maiores bancos do reino e, muito importante referir, o mais rentável. O grupo publicou no início de janeiro um aumento de 22,5% nos lucros líquidos referentes ao seu quarto trimestre, enquanto o seu número total de empréstimos aumentou 9,4% em 2014.

A rentabilidade dos bancos sauditas tem vindo a aumentar nos últimos anos graças ao forte crescimento de empréstimos, que os separa dos outros bancos à volta do mundo em termos de potencial rendimento para os investidores.

3. Grupo Savola

A Arábia Saudita é um país grande e com um número de habitantes a aumentar rapidamente, aproximando-se atualmente dos 30 milhões de habitantes, o que faz com que investir na Savola – o maior grupo de produtos alimentares do país – seja uma boa aposta. Apesar do país se situar num ambiente desértico, a Arábia Saudita produz grandes quantidades dos seus próprios produtos alimentícios, especialmente leite e produtos processados tais como óleos alimentares.

4. Al Rajhi Bank

Um dos maiores bancos islâmicos do mundo e o segundo maior mutuante na Arábia Saudita, o Al Rajhi é um banco de referência no reino para os investidores. No entanto, foi recentemente forçado a substituir o seu diretor executivo após vários trimestres de quebra de rendimentos. Espere uma reviravolta.

5. Saudi Telecom

Os países produtores de petróleo do Golfo têm as maiores taxas de utilização de telemóveis no mundo. A STC é a maior operadora saudita e tem participações em operadores no Golfo, na Turquia, na África do Sul e na Ásia.

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.