Vendas do Apple Watch caíram 90%
Página principal Finanças, Usáveis, EUA, Apple

As vendas do novo Apple Watch caíram 90% desde a semana de lançamento, de acordo com um novo relatório de pesquisa de mercado. Será um sinal de que o dispositivo da Apple virá a ser considerado um fracasso?

A Apple (NASDAQ: AAPL) tem vendido menos de 20 000 relógios por dia nos EUA desde o surto inicial em Abril, e em alguns dias menos de 10 000, de acordo com dados de Palo Alto, da Slice Intelligence baseada na Califórnia.

Esta é uma queda acentuada desde a semana de 10 de Abril, de lançamento, quando a Apple vendeu cerca de 1,5 milhões de relógios, ou uma média de cerca de 200 000 por dia, estima a Slice.

Além disso, dois terços dos relógios vendidos até agora têm sido a versão de baixo lucro "Sport", cujo preço começa nos $349, de acordo com a Slice, em vez dos modelos mais caros e mais avançadas que começam nos 549 dólares.

Num lance ambicioso para o mercado de luxo, a Apple também apresentou um modelo de edição de ouro que custa $10 000 ou mais. Até agora, menos de 2 000 foram vendidos nos EUA, assegura a Slice.

A Slice baseia a sua investigação em recibos eletrónicos enviados para milhões de endereços de e-mail a seguir às compras. A empresa realiza pesquisas de mercado em nome de empresas de bens de consumo, entre outros, muitos deles na Fortune 500.

Wall Street tem estado desesperadamente a tentar descobrir o quão bem o novo relógio tem vendido, mas a Apple foi-se recusando a dizer. A empresa, que no passado atualizava Wall Street sobre as vendas de novos produtos logo após o lançamento, ainda não divulgou os números sobre o relógio. A Apple não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Quão preocupantes são estes números para os investidores, fãs e clientes da Apple?

É um quadro misto. Por um lado, espera-se que as vendas de qualquer produto novo caiam após a colisão inicial (e os números da primeira semana são fortemente ponderados até ao dia de abertura). O relógio é apenas uma pequena parte dos negócios da Apple. Trefis, uma empresa de pesquisa de ações, atribui apenas 4% do valor atual da Apple ao seu negócio de relógios.

Mas esta queda nas vendas, se confirmada, no entanto, parece ameaçadora. E o relógio da Apple é muito mais importante do que qualquer contribuição imediata para o lucro possa sugerir.

O Apple Watch é o primeiro produto totalmente novo que a empresa criou e lançou desde a morte do seu fundador visionário, Steve Jobs, em 2011. Quão bem sucedido é o relógio pode ser uma medida de quão bem a Apple pode ser capaz de manter os padrões de excelência em inovação, marketing e produção alcançados com Jobs. Os investidores estão acostumados a ver novos produtos, como o iPhone e o iPad, a voar das prateleiras assim que são lançados.

O Apple Watch é também uma incursão no mundo da chamada "tecnologia vestível", que é suposto oferecer mais um grande aumento nas vendas de produtos da Apple e dos seus concorrentes nos próximos anos. Depois de toda a gente ter um smartphone, é suposto saírem para obter um relógio inteligente, seguido de óculos inteligentes, e assim por diante. Ou, pelo menos, assim diz a teoria.

O Apple Watch entrou num mercado competitivo da tecnologia vestível, contra rivais como a pulseira de monitorização de saúde Fitbit (NYSE: FIT), + 4,88%.

Ainda estamos nos dias iniciais do Apple Watch, mas os investidores podem ter razão em serem cautelosos.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar