Página principal Finanças

As alterações no valor do yuan tem causado muitas perdas aos investidores no presente mês. Qual será a melhor forma de fazer face às mesmas?

Tem sido um mês difícil para os investidores. Desde ontem, cerca de metade das ações do S&P 500 caíram num mercado “bear” (bolsa em baixa), com quedas maiores que 20%. Os mercados de ações internacionais caíram drasticamente, com as perdas a acelerarem seguindo o último “evento” da moeda Asiática.

Já vimos isto antes. Há uma lição útil a ter em conta ao considerar como um par dos melhores investidores da história lidaram com este tipo de situação no passado.

À superfície, Warren Buffett e David Tepper não têm muito em comum. Um gere uma diversidade de conglomerados e reinveste os prémios de seguro tanto em posições comuns de ações a longo prazo como em aquisições abertas de grandes empresas. O outro gere um fundo de cobertura e negoceia agressivamente nos mercados todos os dias.

Mas eles têm algo em comum que vale a pena considerar hoje: tanto Warren Buffett como David Tepper sabem que é da volatilidade que vêm os retornos e as perdas de hoje estabelecem os ganhos de amanhã. Eles “perderam algum dinheiro” a caminho de ganhar imenso do mesmo.

No verão de 1998, houve uma crise de moeda que começou no extremo oriente e que eventualmente se espalhou pelo globo, culminando na desvalorização do rublo e na “explosão” e resgate do primeiro sistematicamente perigoso fundo de cobertura da história, Long Term Capital. Ambos Buffett e Tepper sofreram bastante durante este evento chamado de Contágio Asiático.

Como Nick Murray explica, Warren Buffett estava bastante em baixa naquele verão.

"$6.200.000.000. Uma grande soma de dinheiro, não diria? Agora, pergunta você, o que representa? É o quanto aproximadamente diminuíram em valor as ações pessoais da sua Berkshire Hathaway, Inc, entre 17 de Julho e 31 de Agosto de 1998. E agora a questão no valor de seis mil milhões. Durante esses quarenta e cinco dias, quanto dinheiro Warren Buffett perdeu na bolsa? A resposta é, claro, que ele não perdeu nada. Porquê? É simples: ele não vendeu.

As ações Berkshire Hathaway classificadas como “A” desceram em preço de $80,000 por ação em Junho para $59,000 em finais de Setembro. Estas mesmas ações atingiram um máximo de $229,000 este ano. Buffett sabia que apesar do preço das ações da sua empresa estar em mudança, o valor que as suas empresas estavam a criar não estaria permanentemente debilitado. Isto permitiu-lhe esperar que o evento de ’98 passasse em vez de reagir.

Entretanto, a 1200 milhas de Omaha, o fundo de cobertura localizado em Nova Iorque de David Tepper lutava contra o mesmo ambiente de mercado. Ele tinha todas os negócios errados e foram severamente contra ele. Como o próprio Tepper nos relatou na Conferência SALT, foi um episódio doloroso, apesar do quão rápido as coisas se resolveram para ele:

Tepper diz-nos que o seu fundo esteve em baixa 20 porcento ou mais em três ocasiões diferentes. Isto inclui o episódio de 1998, onde ele “explodiu” por causa do Contagio Asiático e subsequente desvalorização da moeda Russa. Tepper ficou profundamente exposto a mercados emergentes e à Russia, a cominação esmagou o fundo. Mas depois ele voltou ao pico mais alto em valor (em inglês watermark) da Appaloosa em 6 meses.

“Fizemo-lo mais duas vezes - as pessoas começaram a inundar-nos com dinheiro toda a vez que estávamos em baixo porque contra-intuitivamente elas sabiam que era um bom momento para entrar”.

A lição de 1998 para Tepper foi que os enormes retrocessos do mercado são as maiores oportunidades se você conseguir permanecer até ao fim. Ele (e os seus investidores) aprenderam a usar estes três episódios para se tornarem ainda mais agressivos. Foi uma tática que famosamente usaria dez anos mais tarde, durante o ainda mais difícil descalabro financeiro pós-Lehman com Appaloosa em baixa mais de 20% do seu watermark.

Um milhão de dólares investidos com David Tepper nos meados da década de 90 valeriam hoje mais de $250 milhões. Conforme Tepper uma vez descreveu a sua estratégia, “Nós estamos constantemente inconsistente. É uma das bases do nosso sucesso”.

Há um risco de prémio de capital nos mercados. A longo prazo, investidores em ações conseguem ganhar numa média anual retornos perto dos 5% acima do que conseguiriam ganhar sob a taxa livre de risco. Isso é um número enorme quando combinado ao longo de décadas.

Mas tem de ser ganho de um modo difícil - lutando contra o que de pior os mercados nos podem atirar. E, como ambos Buffett e Tepper podem atestar, é quando as ações nos estão a tratar pior que este prémio está ao virar da esquina.

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.