Rins artificias da Fresenius Medical Care
Página principal Finanças, EXANTE

Projeto especial em colaboração com o Corretor Prime EXANTE

Neste artigo iremos falar-lhe das dez empresas alemãs, cujas ações cresceram mais fortemente no último ano (desde junho de 2014 até junho de 2015). Neste sumário estão incluídas as empresas com a capitalização de no mínimo 4 mil milhões de euros (em soma, são 71 empresas deste tipo na Alemanha). Todas elas são negociadas na Bolsa de Valores de Frankfurt (FWB, FRA) e no sistema de transação eletrónica XETRA.

10° lugar. Audi AG

Os quatro anéis da Audi formam um dos logótipos mais famosos no mundo

  • Ticker: (XETRA: NSU)
  • Capitalização: 35,9 mil milhões de euros
  • Crescimento anual de cotações: 29%

O produtor de automóveis mundialmente conhecido, fundado em 1909, tornou-se especialmente famoso em 1931 com o lançamento do primeiro automóvel com a tração dianteira, o DKW F1. No final da Segunda Guerra Mundial, a Audi sofreu grandes perdas, na sequência de bombardeios das suas fábricas, mas a partir de 1949 restabelceu a produção. Em 1964 a Audi entrou no grupo Volkswagen. Em 1980 a empresa foi a primeira no mundo a elaborar a tenologia de tração nas quatro rodas. Hoje, a Audi produz algumas dezenas de modelos de automóveis ligeiros de todos os tipos: desde carros populares baratos até automóveis desportivos e supercarros. O volume geral de produção é mais de um milhão de carros por ano. A empresa é incluída no índice DAX (as 30 maiores empresas alemãs).

Não só automóveis da Audi, como também as suas ações são de qualidade. Apesar das vascilações locais profundas, as ações da Audi apresentam uma tendência positiva de longo prazo. A partir de 2005, mesmo levando em conta a crise, os títulos subiram quatro vezes, e o seu preço agora consitui cerca de 800€ (o que é, sem dúvida, significante).

9° lugar. Deutsche Annington Immobilien SE

Rolf Buch, CEO da Deutsche Annington Immobilien, com um touro. E não por acaso: as cotações das ações da empres estão a crescer bastante bem.

  • Ticker: (XETRA: ANN)
  • Capitalização: 9,9 mil milhões de euros
  • Crescimento anual de cotações: 30%
  • Uma das maiores empresas alemãs no mercado imobiliário. Possui 180 mil apartamentos, espaços e edifícios. Em primeiro lugar, especializa-se na habitação, mas também trabalha com bens imóveis comerciais e terreno.
  • As cotações da Deutsche Annington Immobilien são bem voláteis. Em menos de um ano (de dezembro de 2013 até fevereiro de 2015) elas cresceram duas vezes, mas durante os próximos quatro meses perderam novamente aproximadamente 20% do seu valor.

8° lugar. Deutsche Börse AG

Estátuas do touro e do urso, um monumento famoso situado perto da Bolsa de Valores de Frankfurt

  • Ticker: (XETRA:DB1)
  • Capitalização: 14,2 mil milhões de euros
  • Crescimento anual de cotações: 32%

O principal grupo de bolsas da Alemanha. Inclui a Bolsa de Valores de Frankfurt (FWB, FRA), a Bolsa Eurex e uma série de outras organizações, e também gere o sistema eletrônico XETRA. A sede do grupo está situada em Frankfurt em Main. Há escritórios representantes do grupo em Luxemburgo, Londres, Nova Iorque, Chicago, Hong Kong, Singapura, Tóquio, Pequim, Praga, Zurique e Moscovo. Tem mais de três mil empregados. O principal participante do grupo, a Bolsa de Valores de Frankfurt, é uma das bolsas mais antigas. É uma bolsa de valores clássica fundada em 1585. A própria empresa de capital aberto Deutsche Börse foi fundada há relativamente pouco tempo – em 1992. A bolsa XETRA (o sistem eletrónico de transações) e a Eurex (que se epecializa em derivativos) são mais novas ainda. Foram abertas em 1997 e 1998, respetivamente. O grupo Deutsche Börse é incluído no índice DAX que ela mesma compõe.

A história financeira da Deutsche Börse conheceu períodos de subidas bruscas e quedas catastróficas. Porém, a crise de 2008 levou a cabo o perído de volatilidade, e a partir de 2009 as cotações das ações do grupo são relativamente estáveis (mas são bastante baixas em relação aos níveis máximos históricos). Apenas há pouco tempo atrás elas conseguiram ultrapassar o nível de 2009, no entanto é difícil dizer se este crescimento será firme.

7° lugar. TUI AG (Touristik Union International)

Um avião da empresa TUIfly, com o estilo típico “infantil”

  • Ticker: (XETRA: TUI1)
  • Capitalização: 9,9 mil milhões de euros
  • Crescimento anual de cotações: 33%

Um grupo de transportes e turismo que inclui 1,8 mil agências de turismo, seis empresas aéreas com 130 aviões em geral, 300 hotéis e três companhias de cruzeiros. O grupo foi fundado em 1923 e hoje as suas representações estão espalhadas em toda a Europa. A lista das empresas aéreas inclui a Arkefly (Holanda), a Corsair International (França), a Jetairfly (Bélgica), a Thomson Airways (o Reino Unido), a TUIfly Nordic (Escandinávia) e a TUIfly (Alemanha).

Assim como muitas outras empresas da área de turismo e entretenimento, a TUI sofreu perdas significativas por causa da crise de 2008. Porém, hoje as cotações das suas ações apresentam um crescimento ótimo: em três anos os títulos ficaram quatro vezes mais caros.

6° lugar. Hannover Rück SE

A sede da empresa em Hanôver

  • Ticker: (XETRA: HNR1)
  • Capitalização: 10,6 mil milhões de euros
  • Crescimento anual de cotações: 35%

A terceira maior empresa resseguradora no mundo. O resseguro (em inglês: reinsurance) é um tipo especial de seguro em que a empresa assume uma parte de responsabilidade e prêmios por riscos de outras empresas seguradoras. Isto ajuda participantes do mercado a criar um portefólio balançado, garantir uma estabilidade financeira e rentabilidade de operações de segurança. A Hannover Rück foi fundade em 1966. Hoje, possui uma rede ampla de organizações subsidiárias e afiliadas em cinco continentes.

Em comparação com muitas outras empresas, a Hannover Rück passou pela crise de 2008 tranquilmente, e depois começou a crescer rapidamente. De 2009 até 2015 o preço das suas ações aumentou cinco vezes.

5° lugar. Deutsche Wohnen AG

Conjunto habitacional Carl Legien, em Berlim. Estilo arquitetónico típico de países socialistas (inclusive, RDA) dos anos 50-60. Mas este bairro foi construído ainda nos anos 20. Hoje é considerado o Patrimônio Mundial da UNESCO e pertence à empresa Deutsche Wohnen que mantém a sua aparência histórica

  • Ticker: (XETRA: DWNI)
  • Capitalização: 8,4 mil milhões de euros
  • Crescimento anual de cotações: 42%

É uma empresa imobiliária que possui 146 mil apartamentos e 2,1 mil espaços comerciais. Aluga bens imóveis, cuida de espaços alugados, moderniza-os e faz obras, e também presta serviços sociais aos cidadãos (em particular, cuidados de crianças). Funciona principalmente em Berlim e a antiga RDA.

O recorde das cotações das ações da empresa foi em 2006. A partir daí elas nem chegaram perto daquele nível, embora desde 2010 a tendência geral estivesse positiva.

4° lugar. Infineon Technologies AG

Arquitetura futurista do escritório da Infineon Technologies em Singapura

  • Ticker: (XETRA: IFX)
  • Capitalização: 10,5 mil milhões de euros
  • Crescimento anual de cotações: 42%

Um grande produtor de chips que são usados em várias áreas, desde mecanismos eletrónicos para automóveis até cartões de crédito. Possui fábricas na Alemanha, Áustria, Itália e Hungria. Antigamente, a Infineon Technologies era uma subsidiária da Siemens AG. Adquiriu um estado independente em 1999, porém as relações estreitas entre as empresas mantêm-se até hoje.

O crescimento das cotações da Infineon Technologies a partir de 2009 é apenas um restabelecimento das posições após a queda catastrófica de 2007 e 2008.

3° lugar. Symrise AG

Que sabores de bebidas preferem representantes de diferentes povos? A Symrise também realiza pesquisas deste tipo

  • Ticker: (XETRA: SY1)
  • Capitalização: 7,4 mil milhões de euros
  • Crescimento anual de cotações: 43%

Empresa química, um grande produtor de flavorizantes alimentares, saborizantes e também perfumes e produtos cosméticos. Surgiu formalmente em 2003 na sequência da fusão da Dragoco (fundada em 1919) e Haarman & Reimer (fundada em 1874, a primeira produtora de vanilina).

As cotações das ações da Symrise estão a subir por alguns anos. A partir de 2009 cresceram seis vezes, e não é apenas um restabelecimento após a crise de 2008 – é um sucesso realmente marcante.

2° lugar. Merck KGaA

Sigmund Freud nos anos 1880. Nessa época ele contribuiu para a popularização da empresa mais que qualquer departamento de publicidade

  • Ticker: (XETRA: MRK)
  • Capitalização: 12,2 mil milhões de euros
  • Crescimento anual de cotações: 47%

É uma empresa farmacéutica mundialmente conhecida e uma das companhias mais antigas do mundo: foi fundada em 1668. A Merck tornou-se famosa no século XIX graças à elaboração e produção de novos medicamentos psicotrópicos, Em 1827, a Merck foi a primeira empresa e produzir um analgésico opióde – morfina. A partir de 1884 começou a usar cocaína estimulante (inclusive, em colaboração com o psicólogoSigmund Freud que fez testes em si mesmo), e em 1912 sintezou o empateógeno MDMA (que manteve-se desconhecido até os anos 70, e hoje é famoso sob o nome “ecstasty”). A Merck também inovou em outras áreas de medicina. Por exemplo, em 1927 tornou-se pioneira no mercado nascente de vitaminas, ao lançar o Vigantol (com base na vitamina D3). Hoje, a Merck produz medicamentos de vários tipos e continua a efetuar as suas próprias pesquisas. Cria tanto cumprimidos especiais (inclusive, inovadores), como medicamentos básicos de uso comum. Além disso, a Merck lança produtos cosméticos, corantes e cristais líquidos. Participa no índice DAX.

A crise de 2008 não foi uma experiência fácil para a Merck KgaA. Apenas até o fim de 2014 as cotações das ações da empresa voltaram para as posições de 2007.

1° lugar. Fresenius Medical Care AG & Co. (Pref)

Rins artificiais da Fresenius Medical Care

  • Ticker: (XETRA: FME)
  • Capitalização: 23,8 mil milhões de euros
  • Crescimento anual de cotações: 60%

É uma empresa da área da medicina, especializada em tecnologias de restabelecimento artificial de funcionamento dos rins. Produz medicamentos de várias modificações (tanto para hemodiálise, como para diálise peritoneal), acessórios e medicamentos para o seu uso, e também presta diretamente serviços aos pacientes com a insuficiência renal. A empresa possui a rede de clínicas Helios Kliniken (com 60 hospitais e 17,5 mil vagas para pacientes). Consta no índice DAX.

Assim como muitas outras empresas médicas, o crescimento das cotações da Fresenius é observado por muitos anos.

O ranking foi composto pela empresa corretora Exante que dá aos investidores o acesso direto às principais bolsas de valores mundiais.

Tente negociar ações com a Exante. Para testar a plataforma comercial, abra uma conta-demo grátis e use-a sem riscos e compromissos. Na conta-demo estão disponíveis mil milhões de dólares. Diferentemente de muitas outras empresas, a Exante não limita o período de vigência da conta-demo.

Leia também:
Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.